O presidente Michel Temer está otimista com a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Em jantar com empresários e jornalistas, ele afirmou que pensa em aprovar a Reforma de maneira fatiada, utilizando uma estratégia que ele próprio criou quando era presidente da Casa legislativa.

Temer acredita que a Reforma pode ser aprovada na Câmara ainda em dezembro, mas a aprovação no Senado deve ficar somente para o ano que vem. A estratégia dele consiste basicamente em promulgar apenas os pontos consensuais entre as duas casas e devolver para a Câmara apenas os trechos alterados. Isso, se os senadores não aprovarem o texto como sairá da Câmara.

“Assim evitaríamos aquele pingue-pongue de uma Casa ficar mandando de volta o texto para a outra. Se o Senado concordar com uma parte da reforma, promulga-se esse trecho e o outro volta para a Câmara”, disse Temer.

Com a reformulação da sua base aliada, o presidente acredita as chances de aprovação aumentaram e que a medida contribuirá para um “salto enorme” na economia. De acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em uma escala de 0 a10 a chance de aprovação está em 8.