A Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia – Forumat, realizará nesta sexta-feira (27) o seminário Aprimorando a Gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) e Prevenindo o Adoecimento Ocupacional. O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2018 – Canpat e ocorrerá no auditório da Fieb, em Salvador, das 08h30 às 12h30.

No seminário, que contará com a participação de trabalhadores, empregadores e órgãos e entidades que atuam na prevenção de acidentes, serão apresentadas e discutidas alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento da cultura da prevenção nos ambientes laborais. Gerta Schultz, superintendente regional do Trabalho na Bahia, explica que a iniciativa de promover o encontro nasceu da necessidade de reunir, em um único espaço, os principais atores da relação laboral para refletir sobre as mudanças necessárias para resguardar a saúde e a vida do trabalhador. “Vamos discutir, sob diversas óticas, ações e estratégias capazes de garantir um ambiente saudável para os trabalhadores”, afirma a superintendente.

Dados oficiais da Previdência Social apontam, nos últimos cinco anos, uma média de 23 mil acidentes ou doenças do trabalho/ano na Bahia. Desses, 116 resultaram em morte e 1.100 em sequelas permanentes, a cada ano. Segundo José Honorino de Macedo Neto, auditor-fiscal que coordena a inspeção do trabalho na Bahia, esses números evidenciam que as empresas precisam adotar uma cultura que valorize cada vez mais a prevenção e não a improvisação nos ambientes de trabalho.

Durante o evento, os participantes assistirão a um ciclo de palestras apresentadas por técnicos e especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho coordenado pelo auditor-fiscal Paulo Conceição, que atua na SRT-BA. Na primeira palestra, o assistente técnico do Departamento de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho, Jeferson Seidler, abordará as consequências dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em seguida, a gerente de Negócios do Sesi, Maria Fernanda Torres Lins Faical, apresentará a Gestão de SST como estratégia para as empresas. O auditor-fiscal do Trabalho Fernando Vasconcelos fará a palestra “Privilegiando o Instrumental Clínico-Epidemiológico na Abordagem da Relação entre a Saúde e o Trabalho”. Ao fim das apresentações será aberto debate para que os participantes esclareçam as dúvidas e deixem sugestões para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Canpat 2018 – A Canpat foi lançada pelo Ministério do Trabalho no dia 2 de abril e se estenderá até novembro em todo o Brasil. O objetivo é chamar atenção para a prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimam trabalhadores diariamente. Em 2017, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.

Serviço

Seminário Aprimorando a Gestão em SST e Prevenindo o Adoecimento Ocupacional

Quando: 27 de abril de 2018, das 08h30 às 12h30

Local: auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb

Endereço: rua Edistio Pondé, N 342 – Stiep, Salvador

Programação:

08h30 – Mesa de abertura do evento

09h00/11h30 – Palestras

11h30/ 12h30 – Debates

12h30 – Encerramento