Mais um importante passo para ampliar a eficiência do atendimento aos usuários do transporte coletivo em Ilhéus. Nesta quinta-feira (21), a empresa Viametro apresentou cinco, do total de sete ônibus, que serão adicionados à frota municipal, em cumprimento ao decreto nº 043/2023. Por meio da aquisição dos veículos, a gestão do prefeito Mário Alexandre estanca um problema agravado durante a pandemia de Covid-19, quando houve queda na arrecadação e redução da circulação de ônibus.

O Município informa que as empresas Viametro e São Miguel devem adquirir sete ônibus cada uma, até o final de outubro, bem como assegurar ampliação dos horários das linhas existentes. O objetivo principal é assegurar a manutenção e substituição gradativa da frota. A aquisição representa a contrapartida do aumento das tarifas estabelecidas no início do mês de maio.

“Obedecendo à determinação da Prefeitura, estamos realizando a renovação da frota para proporcionar melhorias no sistema. Já aumentamos os horários nas linhas urbanas e nas linhas rurais e agora estamos atendendo ao que foi estabelecido no decreto. São sete novos ônibus. Estamos apresentando cinco hoje e dois até o próximo mês. Buscamos oferecer serviços de qualidade, visando sempre o bem-estar dos clientes e de toda a comunidade”, disse Carlos Bahia, gerente da Viametro.

novos ônibus; viametro; frota municipal

Conforme a empresa, os ônibus são do modelo Torino 2023, com tecnologia Euro 6, chassis Mercedes-Benz, motor eletrônico, elevadores de acessibilidade e tomadas USB. “A Viametro já se antecipou e apresentou parte da nova frota. Realizamos a vistoria para que os veículos possam entrar em circulação imediatamente. Estamos nos reorganizando administrativamente, com foco na prestação de um serviço eficiente e que atenda as demandas da população”, explicou Hermano Fahning, diretor-geral da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).

Reforço na frota operacional

Carlos Bahia destacou que a Viametro realiza a reforma completa dos veículos para que tenham condições de transportar a população com segurança. A previsão é que nove ônibus, dois da Viametro e sete da São Miguel, sejam entregues até o fim de outubro.

novos ônibus; viametro; frota municipal

De acordo com Jailson Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (COMUTRAN), o compromisso da renovação gradual foi assumido dentro da realidade financeira das empresas. “Quando o serviço de transporte melhora, não melhora para as empresas, melhora para a nossa população. O nosso intuito é tornar Ilhéus referência em transporte público para o Brasil”, acrescentou.

O Município ressalta que as ações são construídas mutuamente, através da atuação dos órgãos de controle.  Nos últimos meses foram promovidos ajustes na operação do transporte coletivo, incluindo ampliação de horários de linhas, principalmente na zona rural, que suprem, de forma emergencial, as necessidades de deslocamento diário para o trabalho, escola e atividades de lazer, inclusive aos domingos e feriados.

novos ônibus; viametro; frota municipal