“Estamos unidos pelo nosso povo”, destacou o prefeito Mário Alexandre durante reunião realizada nesta terça-feira (28) com as presenças do governador Rui Costa, dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde), além do senador Jaques Wagner, do deputado estadual Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, e dos deputados federais Paulo Magalhães, João Carlos Bacelar, Jorge Solla e Evair. O encontro ocorreu na base de apoio operacional montada em Ilhéus, que visa alinhar ações emergenciais de auxílio aos municípios do sul da Bahia afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias.

Conforme o prefeito, a articulação entre os entes é primordial para dar respostas rápidas à população impactada pelos temporais.

Ações chuvas

“Um momento de união em prol das pessoas que mais necessitam. Nossas equipes estão nas ruas prestando socorro às vítimas dessa terrível tragédia que atingiu Ilhéus e diversas cidades baianas. Então, esse diálogo com o governo federal, estadual, com os deputados e as lideranças políticas fortalece todo trabalho voltado para salvar vidas e promover a recuperação da infraestrutura dos municípios”, enfatizou Mário Alexandre.

Ações chuvas

Durante o discurso, o governador reiterou o auxílio do Estado para garantir a reconstrução das moradias e apoio aos comerciantes, por meio da liberação de linhas de crédito emergencial. Sobre o planejamento do governo federal, os ministros asseguraram ações emergenciais, com assistência imediata às pessoas desabrigadas, envio de insumos, incluindo vacinas, equipe médica e recursos para dar suporte às autoridades municipais e estadual.

A Prefeitura explica que o plano de recuperação da infraestrutura será elaborado após o diagnóstico completo para detalhamento da situação na cidade. Acompanhando os ministros e a equipe técnica do governo federal, Mário Alexandre fez um sobrevoo nas áreas afetadas, a fim de avaliar os danos e traçar medidas conjuntas para conter os prejuízos provocados pelas chuvas que atingem a região sul da Bahia desde o começo de dezembro. Os entes estadual e federal realizam o monitoramento diário das rodovias que ligam os municípios.

Ações chuvas

Além da central 190 e 193, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100, canal de atendimento para registro de socorro e pessoas desaparecidas. O serviço funciona 24 horas por ligação e por mensagem via WhatsApp.

Doações – Para dar assistência às famílias, todos podem realizar doações de roupas, colchões, cobertores, alimentos, produtos de higiene e limpeza, água potável, entre outros itens. As doações seguem no ponto de coleta localizado na antiga sede da Secretaria de Promoção Social, na Rua Mário Alfredo s/n, Conquista e também podem ser feitas por depósito em nome do Município de Ilhéus, conforme os dados abaixo:

Chave Pix: CNPJ (13.672.597/0001-62)

Banco do Brasil

Agência: 19-1

Conta Corrente: 81998-0