A vacina contra raiva para cães e gatos está disponível nas unidades da rede municipal de saúde. Embora a Campanha Nacional siga até o dia 17 de agosto, a secretaria de Saúde (Sesau) trabalha para intensificar a vacinação e realizará no próximo sábado, 28, das 8 às 17hs, uma mobilização com o objetivo de alcançar a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta que os animais, a partir dos três meses de vida, devem ser vacinados. Durante esta semana, três postos de vacinação estarão disponíveis: o CAE III (antigo SESP), na segunda, quarta e sexta-feira, pela manhã; Unidade de Saúde da Urbis, as terças e quintas-feiras, pela manhã; e no próprio CCZ, localizado na entrada do Teotônio Vilela, das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, até o momento foram vacinados 671 gatos e 3.212 cães. A expectativa é que cerca de 32 mil animais sejam vacinados em todo o município. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção da doença. “A antirrábica é de extrema importância, todos precisam levar seu animal até um local de vacinação, pois ele é o transmissor do vírus. Vacinar é uma questão de segurança para todos” informa.

Mobilização – A vacina é gratuita e no dia da mobilização estará disponível nos seguintes locais: CAE III, (antigo SESP), Bar da Piqueira (Conquista), Centro Social Urbano (CSU), CS Iguape, na Igreja Assembleia de Deus (próximo ao Posto de Saúde do Sarah), PSF do Salobrinho, na Praça do Banco da Vitória, Praça da Mangueira (Nelson Costa), Posto de Saúde Herval Soledade (Pontal), PSF Nossa Senhora da Vitória, na Unidade Básica de Saúde do Hernani Sá, PSF Teotônio Vilela, Associação de Moradores do Teotônio Vilela, loja Serafértil (Malhado), na loja Dedal Cat Dog (Jardim Savóia) e na sede do Corpo de Bombeiros, localizado na Barra.