O programa “Morar Melhor” executado pela Prefeitura Municipal de Salvador, na gestão de ACM Neto, foi premiado em 2017 com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, conferido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

A experiência de sucesso da capital baiana despertou o interesse do empresário e presidente do partido Democratas, em Ilhéus, Valderico Junior.  Na última quarta-feira, 04, Junior teve a oportunidade de bater um papo com Claudia Cavalcanti, coordenadora geral do programa.

A responsável pelo monitoramento e execução do “Morar Melhor” explicou a Valderico Junior que o programa habitacional promove melhorias em residências precárias e humildes, cujas condições estruturais geram dificuldades aos seus moradores.

A requalificação deixa as casas bonitas e confortáveis, elevando a autoestima das comunidades beneficiadas. Após a recuperação, as condições sanitárias das habitações trazem benefícios ao bem-estar e à saúde dos moradores, pois um dos objetivos do programa é a promoção de maior salubridade nas edificações.

Em Salvador, a meta do governo de ACM Neto é entregar 40 mil casas recuperadas até o final deste ano. Cerca de 27.500 mil residências já foram reformadas em 110 localidades. O programa “Morar Melhor” foi lançado em outubro de 2015.

Satisfeito após conhecer como funciona o programa, Valderico Junior disse que experiências de sucesso como essa podem ser repetidas em outros municípios, como Ilhéus.

“Sei que Ilhéus não tem tantos recursos como Salvador, porém, nossa cidade é menor [em tamanho] e tem menos problemas. Com planejamento, corte de despesas desnecessárias e respeito ao dinheiro público, Ilhéus pode sim executar uma iniciativa como essa. O apoio dos governos estadual e federal, como também de deputados para conseguir recursos será fundamental”, ressaltou o presidente do DEM.