Na noite dessa quarta-feira (8), o presidente do DEM-Ilhéus, Valderico Junior, sugeriu que a prefeitura doe cestas básicas às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino. Segundo Junior, isso pode ser feito com os recursos da merenda escolar, pois as aulas estão suspensas desde o último dia 16 devido à pandemia do novo coronavírus.

Num vídeo publicado nas redes sociais, Valderico destacou que “de 11 de março a 2 de abril, Ilhéus recebeu 379 mil reais do governo federal para a merenda escolar”.

Dirigindo-se ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), Junior lembrou que a medida já foi adotada em cidades como Salvador e Feira de Santana, mesmo antes da autorização expressa dada ontem (7) pelo Ministério da Educação. Também enfatizou a importância desse gesto para as famílias que convivem com incertezas sobre o dia de amanhã, no meio da guerra contra o vírus.

Os dados sobre a merenda escolar citados no vídeo são do portal da transparência do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As transferências feitas para Ilhéus nos últimos 30 dias estão nas duas primeiras páginas deste link. A imagem abaixo também mostra o resultado da consulta no site.