O Vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT), apresentou na Câmara Municipal de Ilhéus, em março de 2014, projeto de Lei que proíbe em horário comercial de atendimento ao público, o transporte, embarque e desembarque de valores e bens patrimoniais e o recolhimento de qualquer tipo de malotes no interior de Agências bancárias, Casas Lotéricas, Centros Comerciais, Supermercados e outras atividades afins.

Na opinião do vereador propositor, nos locais onde estão sendo carregados e/ou descarregados estes malotes, a exemplo da Praça J.J. SEABRA, área de grande movimentação de transeuntes, a população sente receio pelo grande aparato dos seguranças dos carros-fortes que é montado para que a transferência de valores seja feita. “Reapresentarei este projeto, e o parlamento deve votar e aprovar urgentemente, para que possamos evitar os riscos, e vidas que podem ser ceifadas, até mesmo em face das armas ficarem apontadas para o público, aleatoriamente, sem nenhuma precaução possível”, adverte Cosme Araújo.

O vereador em conversa com clientes de bancos ouviu dos mesmos que é preciso pensar na segurança da sociedade, que corre o risco de no momento em que passar no local, estar havendo um assalto, ficando desta forma na linha de fogo entre os seguranças destas empresas de transportes de valores, polícia e bandidos.

No mesmo projeto, O vereador Cosme Araújo destaca um artigo que obriga as agências bancárias a instalarem câmeras em frente aos bancos para evitar a presença dos chamados “olheiros”, que ficam nas proximidades informando as características dos clientes, que poderão ser atacados em seguida.

Para o Ten Cel PM, Carlos Rielo, “O projeto é oportuno e evitará que aconteçam fatos desagradáveis, como ocorreu recentemente em Salvador, quando um carro-forte ao desembarcar os malotes em uma agência bancária, foi atacado por bandidos, deixando duas pessoas mortas durante o tiroteio”, lembrou o militar.