
Para GIL GOMES, que além de parlamentar é radialista, não medirá esforços para realizar este tipo de ação e entretenimento às crianças, e é uma satisfação desenvolver atividades que envolvam as comunidades carentes. “Agradeço a todos, de coração. As lideranças destas comunidades, aos pais e mães, moradores e todos que acreditam no nosso trabalho”, comentou.
O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de outubro:
A ideia de comemorar a data do dia da criança veio do deputado Galdino do Valle Filho, em um projeto de lei que foi aprovado pela Câmara e promulgado pelo presidente Arthur Bernardes em 5 de novembro de 1924. O dia 12 de outubro foi sugerido por ter sido a data da realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança no ano anterior, na cidade do Rio de Janeiro.
No entanto, a data só se popularizou em 1955, quando a Estrela criou a Semana do Bebê Robusto para alavancar as vendas desse brinquedo – de nome bem estranho, por sinal. A campanha fez sucesso e atraiu a atenção de outras empresas do setor, que no ano seguinte começaram a investir na Semana da Criança.
Na era da tecnologia da informação, as bonecas e carrinhos saíram de cena, dando lugar a smartphones, tablets, videogames de última geração e outros gadgets tecnológicos.
Dia Mundial da Criança
Em 20 de novembro de 1959, o UNICEF aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, que tem como fundamento o direito à liberdade, aos estudos, ao lazer e à convivência com outras crianças. A mesma resolução que promulgou a Declaração instituiu o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança.
A Declaração instituiu dez princípios fundamentais, que declaram os seguintes direitos:
- I – a igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
- II – a especial proteção para seu desenvolvimento físico, mental e social;
- III – a um nome e uma nacionalidade;
- IV – a alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe;
- V – a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente;
- VI – ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade;
- VII – a educação gratuita e ao lazer infantil;
- VIII – a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
- IX – a proteção contra o abandono e a exploração no trabalho;
- X – a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Dia das Crianças pelo mundo
Assim como o Brasil, muitos países celebram o Dia das Crianças de acordo com suas próprias tradições, e não na data estabelecida pela UNICEF.
Em Portugal, a festa é realizada em 1º de Junho. Nos Estados Unidos, no primeiro domingo de Junho, variando em alguns estados. No Uruguai e na Itália, a comemoração acontece no dia 6 de janeiro.
PROPOSIÇÕES:
O vereador GIL GOMES é um dos mais atuantes parlamentares do legislativo ilheense, sendo autor de diversas proposições importantes para o desenvolvimento do Município. Ao longo dos quase 10 meses de mandato, já é destaque e referência no parlamento, tanto por suas posições definidas e credibilidade nos discursos impecáveis em favor do povo de Ilhéus.
Com informações de JORGE SOUZA.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.