Todos os anos, há mais de 20 anos, independente de cargo eletivo, o vereador e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, GIL GOMES (PV), realiza as festas e a alegria do Dia das Crianças nos bairros mais carentes da cidade. Este ano não foi diferente e, as comunidades de Mamoan, Vitória II, Alto do Coqueiro, Conjunto habitacional Morada do Porto, CSU, Banco da Vitória, Aritaguá, Conquista e o bairro da Barra foram os contemplados pelo parlamentar. Muitos brinquedos foram distribuídos que deixaram as crianças felizes e sorridentes.No dia de Cosme e Damião, além do caruru, a criançada se esbalda com doces e guloseimas.Ao todo, mesmo em locais diferentes, somadas, foram mais de duas mil crianças que participaram da comemoração que contou com diversas brincadeiras, corrida do saco, cachorro-quente, guloseimas e brinquedos, como pula-pula e cama elástica, tudo custeado pelo próprio parlamentar, como sempre aconteceu nas últimas duas décadas.

Crianças brincam na cama elástica, na Quinta da Boa Vista

Para GIL GOMES, que além de parlamentar é radialista, não medirá esforços para realizar este tipo de ação e entretenimento às crianças, e é uma satisfação desenvolver atividades que envolvam as comunidades carentes. “Agradeço a todos, de coração. As lideranças destas comunidades, aos pais e mães, moradores e todos que acreditam no nosso trabalho”, comentou.

Vereador GIL GOMES apresenta PL que dispõe que o executivo insira nas leis sancionadas, número do projeto e nome do parlamentar autor da proposição

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de outubro:

A ideia de comemorar a data do dia da  criança veio do deputado Galdino do Valle Filho, em um projeto de lei que foi aprovado pela Câmara e promulgado pelo presidente Arthur Bernardes em 5 de novembro de 1924. O dia 12 de outubro foi sugerido por ter sido a data da realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança no ano anterior, na cidade do Rio de Janeiro.

No entanto, a data só se popularizou em 1955, quando a Estrela criou a Semana do Bebê Robusto para alavancar as vendas desse brinquedo – de nome bem estranho, por sinal. A campanha fez sucesso e atraiu a atenção de outras empresas do setor, que no ano seguinte começaram a investir na Semana da Criança.

Na era da tecnologia da informação, as bonecas e carrinhos saíram de cena, dando lugar a smartphones, tablets, videogames de última geração e outros gadgets tecnológicos.

Dia Mundial da Criança

Em 20 de novembro de 1959, o UNICEF aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, que tem como fundamento o direito à liberdade, aos estudos, ao lazer e à convivência com outras crianças. A mesma resolução que promulgou a Declaração instituiu o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança.

A Declaração instituiu dez princípios fundamentais, que declaram os seguintes direitos:

  • I – a igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
  • II – a especial proteção para seu desenvolvimento físico, mental e social;
  • III – a um nome e uma nacionalidade;
  • IV – a alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe;
  • V – a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente;
  • VI – ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade;
  • VII – a educação gratuita e ao lazer infantil;
  • VIII – a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
  • IX – a proteção contra o abandono e a exploração no trabalho;
  • X – a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Dia das Crianças pelo mundo

Assim como o Brasil, muitos países celebram o Dia das Crianças de acordo com suas próprias tradições, e não na data estabelecida pela UNICEF.

Em Portugal, a festa é realizada em 1º de Junho. Nos Estados Unidos, no primeiro domingo de Junho, variando em alguns estados. No Uruguai e na Itália, a comemoração acontece no dia 6 de janeiro.

PROPOSIÇÕES:

O vereador GIL GOMES é um dos mais atuantes parlamentares do legislativo ilheense, sendo autor de diversas proposições importantes para o desenvolvimento do Município. Ao longo dos quase 10 meses de mandato, já é destaque e referência no parlamento, tanto por suas posições definidas e credibilidade nos discursos impecáveis em favor do povo de Ilhéus.

Com informações de JORGE SOUZA.