O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) vai realizar nesta terça e quarta-feira,  dias 13 e 14, a testagem rápida para detecção de Hepatites e doenças sexualmente transmissíveis em servidores da Policlínica Regional  de Itabuna. Os exames serão realizados a partir das 8 horas.

A ação integra as atividades da Campanha Julho Amarelo da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que visa orientar as pessoas sobre os riscos da doença, diagnóstico precoce e a importância de tomar a vacina.

Durante todo mês, o trabalho será voltado para a prevenção e diagnóstico das Hepatites B, C e A.  “As B e C são virais sexualmente  transmissíveis  e mais agressivas”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

Atualmente o CERPAT  atende a 74 pessoas  com a Hepatite B e duas com Hepatite C. “A doença é silenciosa  requer muita atenção. O tratamento  é gratuito e feito no próprio Centro de Referência”,  disse.

Maristella  informou  ainda que na sexta-feira passada, dia 9, durante rastreamento na Base da Guarda  Civil Municipal e na  Settran de um total  de 204 testes realizados, um deu positivo para a Sífilis.

Durante a Campanha Julho Amarelo, os profissionais do CERPAT dão orientações às  pessoas sobre  o uso de preservativos como camisinha, essencial para evitar as hepatites. Também alertam acerca dos ricos dos objetos perfurocortantes, entre eles,  alicates e seringas, que podem transmitir a doença.

A programação também vai incluir  visitas à Base do Ostensivo Rodoviário, além de salões de beleza, locais onde serão realizados  trabalhos educativos.  Além disso, o CERPAT fará uma palestra para funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através de live para os profissionais dos hospitais de Base e  Manoel   Novaes e do Departamento de  Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
__________________________________