Um dos grandes problemas que o Brasil tem enfrentado ao longo deste ano é a crise na Segurança Pública. Apesar das claras dificuldades e do apoio de boa parte dos governadores para que seja criado um fundo de combate ao crime, o governo já conta com um Fundo voltado para a Segurança Pública, que tem um bom orçamento, mas é subutilizado.

O Governo Federal já destina recursos anualmente ao Fundo Nacional de Segurança Pública, que teve, em 2017, um orçamento previsto de R$ 1,065 bilhão. O valor, no entanto, não foi bem executado. Foram investidos apenas 17,3% do orçamento.

Com esse orçamento, fica a pergunta, por que criar um novo fundo que terá o mesmo objetivo? A resposta está relacionada com a arrecadação de impostos. O projeto em debate prevê a transferencia obrigatória de impostos para o setor, enquanto que os repasses para o Fundo Nacional de Segurança Pública dependem da aprovação de projetos.

De acordo com o ex-diretor da Secretaria Nacional de Segurança, Guaracy Mingardi, a proposta de criação de um novo fundo ampliaria a verba destinada, mas aumenta o risco de mau uso dos recursos.