Verão em Salvador com céu azul e sol intenso. É impossível não pensar na programação mais comum para aproveitar a estação: a praia. Muitas vezes lotado, durante todo o dia, o mar também pode ser aproveitado no turno oposto, à noite.

Há quem prefira tomar o banho de mar após o pôr do sol, seja pela tranquilidade do horário, pela água morna ou por ser o único turno disponível.

“Aproveito esse horário para renovar as energias”, conta o músico Giuliano Moreira. O início da noite, horário após o expediente, é o preferido dele para ir à praia do Porto da Barra.

Entre suas atividades preferidas no local, além do banho de mar, estão ler um livro, tocar violão e compor canções.

Frequentador assíduo da praia, Giuliano conta que o verão é a época mais propícia para esses momentos de diversão noturna.

Para reunir os amigos e relaxar, o músico aposta em um luau típico nas areias do Porto da Barra.

De Minas Gerais e com um grupo de familiares com nove pessoas, o empresário Weverson Muniz conta que está gostando de aproveitar a praia após as 18h.

“O ambiente fica mais vazio e tranquilo. Conseguimos conversar melhor e aproveitar o espaço na areia para jogar bola com as crianças e brincar”, disse.

Enquanto os mineiros curtiam a área livre na areia, os sobrinhos do empresário aproveitavam a beira do mar para brincar com a prancha de bodyboarding (esporte praticado na superfície das ondas do mar).

Para Weverson, a noite também favorece a beleza do céu e, segundo ele, na praia fica ainda melhor para observá-lo.

Problemas

Apesar do sossego encontrado pelos banhistas, que apreciam ir à praia pela noite, algumas dificuldades, também recorrentes durante o dia, foram citadas pelos frequentadores.

Banheiros sujos, lixo descartado na areia e falta de chuveirão para o pós-praia foram motivos de reclamações.

Esportistas aproveitam menores temperaturas para se exercitar

Basta o sol dar adeus a mais um dia e a noite chegar para os adeptos da prática de exercícios físicos na orla de Salvador iniciarem as corridas ou caminhadas.

Outra modalidade que está fazendo sucesso nas areias da praia no momento em que elas já não estão tão quentes é o treinamento funcional. O exercício é baseado nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.

Com isso, o praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. “O treinamento funcional na praia traz uma série de benefícios. O corpo e as articulações se fortalecerem devido à instabilidade que a areia promove”, explicou o educador físico Adinailton Sales.

Ele conta que as pessoas optam por este tipo de atividade por proporcionar contato com a natureza que ajuda a aliviar o estresse das demandas do cotidiano. “Muitos alunos aproveitar o fim da aula para dar um mergulho e voltar mais leve para casa”, conta.

Precauções

Apesar de atrair pela tranquilidade, ir à praia de noite requer  cuidados redobrados dos banhistas. O salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) Elmo Santana, diz que  aqueles que não conhecem bem o local que pretendem mergulhar, devem evitar o banho, mesmo com iluminação. Ele ressalta que o expediente dos salva-vidas é até às 18h.