O governo do estado da Bahia tem desenvolvido uma série de ações voltadas para a Saúde em Ilhéus e novos investimentos serão anunciados já nas próximas semanas. A afirmação foi feita pela presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, durante a solenidade de entrega da contratualização feita entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Santa Casa de Misericórdia para a garantia dos serviços de Mamografia Digitalizada e de Litotripsia, além do centro cirúrgico e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) reformados do Hospital São José.

A solenidade, que contou com a presença do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, foi considerada um marco na história da saúde em Ilhéus. De acordo com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eusínio Gesteira, a contratualização desses serviços revela mais um compromisso do Governo da Bahia com a saúde em Ilhéus, que tem sido um grande parceiro das unidades hospitalares da cidade. Na oportunidade, Fábio Vilas Boas visitou o Serviço de Hemodinâmica, em fase final de construção, à espera da conclusão da usina elétrica para entrar em funcionamento. Todos os serviços serão contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com valor anual de R$ 5,2 milhões.

De acordo com Professora Carmelita, essa foi apenas uma das muitas ações voltadas para a saúde que têm sido realizadas pelo Governo da Bahia. Na lista de investimentos voltados para a melhoria do atendimento está a reforma completa e ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, os convênios e contratos com as unidades hospitalares e o novo Hospital Regional da Costa do Cacau, que já foi anunciado pelo governador Rui Costa e que terão suas obras iniciadas já nas próximas semanas. Naavaliação do vereador Gildeon Farias (Dero) isso é uma confirmação de que o governador Rui Costa tem compromissos com a saúde em toda a Bahia.

Professora Carmelita reconhece que a saúde necessita de mais investimentos, mas é preciso se pensar com mais atenção a saúde básica, que é o atendimento nos postos, uma responsabilidade da Prefeitura de Ilhéus que não vem sendo cumprida. A presidente do Partido dos Trabalhadores explica que o Hospital Geral Luiz Viana Filho, por exemplo, é uma unidade de urgência e emergência, mas que por conta da falta de atendimento nos postos de saúde, acaba recebendo todos os tipos de pacientes, desde os casos mais simples até os de alta complexidade. Enquanto isso, os postos de saúde dos bairros continuam fechados, sucateados, sem materiais básicos e sem prestar o atendimento ao cidadão. Essa realidade na saúde só será modificada, segundo Professora Carmelita, quando a Prefeitura assumir o seu papel, o seu dever e compromisso de prestar um atendimento digno aos ilheenses.