O esquenta começou na manhã de hoje às 7h30min com o jogo infantil de vôlei feminino entre atletas das Escolas Lua Nova x CIOMF. Na sequência, entraram em quadra estudantes e atletas do vôlei infantil masculino da Escola Lua Nova x Divina, na quadra da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso com muita energia, sons, cores e alegria.

Tudo isto para anunciar a abertura da 46ª Edição dos Jogos Estudantis, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, cuja abertura acontece nesta quinta-feira, dia 19. A solenidade oficial, com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e de autoridades, se realizou às 13h30min.

 De acordo com o coordenador dos Jogos Estudantis, professor Francisco Leone, ao todo serão 19 modalidades esportivas, dentre elas estão, vôlei de quadra, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e a novidade para essa edição: a inclusão da sinuca, que vai homenagear o itabunense Rui Chapéu, o maior nome da modalidade do esporte no Brasil.

A estudante Camile Almeida é atleta de 13 anos e representa o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF). Ela disse que está com as expectativas nas alturas. “A gente se empenhou muito nos treinos, aprendemos coisas novas e aprimoramos o que já sabíamos. Por isso, queremos fazer jus ao colégio e nosso objetivo é fazer o melhor”, contou.

A professora de vôlei Amanda Santos da Academia de Vôlei (ADV) falou que incentiva seus atletas sempre mostrando como é o jogo e o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento do estudante e da juventude. Ela ressaltou que a Vila Olímpica é a grande referência de encontros e jogos para os estudantes e atletas itabunenses e regionais.

Rosangela e Ticiana são mães de atletas e destacaram o quanto a presença dos pais é importante no processo de desenvolvimento social dos filhos como atletas. Elas falaram do comprometimento com o pensamento coletivo e competitivo de forma saudável entre os jovens.

Os jogos serão realizados na Vila Olímpica, no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) – antigo Colégio Estadual de Itabuna -, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na Academia Sogabe de Judô. 

A servidora pública Fabiana Almeida, do Setor administrativo da Vila Olímpica, contou que os jogos envolvem crianças, adolescentes e jovens matriculados nas redes pública e privada de ensino do município. “Além de promover mais saúde e desenvolvimento social “é um olhar diferenciado, abre oportunidades futuras. Isso é importantíssimo”, frisou.

Além da expectativa de atender uma grande demanda de público de cerca de 2.000 alunos, os Jogos Estudantis promovem interação social e abrem oportunidades para o comércio informal.