Quem acompanhou as redes sociais percebeu que não está fácil para as celebridades em relacionamentos amorosos. Foram mais de três separações anunciadas em um espaço de dias. Mas, e os brasileiros em geral? Como estão se relacionando? E as pessoas solteiras, o que buscam em um parceiro? É o que a Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – apresenta em estudo inédito realizado com mais de 1359 brasileiros, com idades entre 26 e 55 anos.

Logo de início, o estudo mostra um dado interessante: 60% da população está em algum relacionamento versus 39% dos entrevistados, que estão solteiros. Sendo que dentre os 60% comprometidos: 40% estão casados, 15% estão em união estável e 5% estão namorando ou noivos. Dos 39% solteiros, 9% são divorciados e 3% viúvos.

Respeito
70% das pessoas comprometidas afirmam que suas relações são baseadas em respeito. Paixão também é importante para 55% e cumplicidade para 54%, sendo esses três sentimentos, top 3 para o sucesso do casal.

A destruição do relacionamento vem com….
Se para cada 7 em 10 brasileiros em relações o respeito é fator principal, certamente o desrespeito foi elencado como aspecto principal de destruição de um casal (91%). Na esteira dos sentimentos ruins foram mencionados desconfiança (62%) e humilhação (59%) como destrutivos para um relacionamento.

Top 5 das causas das separações

Para os comprometidos:
Traição – 50%
Falta de diálogo – 49%
Falta de comprometimento do parceiro – 46%
Violência doméstica – 37%
Stress – 29%

Para os solteiros:
Traição – 45%
Falta de diálogo – 45%
Falta de comprometimento do parceiro – 46%
Violência doméstica – 29%
Stress – 25%

Top 5 do por que as pessoas “juntam as escovas de dentes”

Para quem está em relacionamento:
Construir uma família com os valores que acredita- 60%
planejar uma vida a dois – 57%
fortalecer compromisso – 27%
se unir perante a Deus – 19%
manter os valores da família – 18%

Para quem está solteiro:
Construir uma família com os valores que acredita- 45%
planejar uma vida a dois – 47%
fortalecer compromisso – 22%
se unir perante a Deus – 12%
manter os valores da família – 11%

O segredo da longevidade das relações
É comum ouvir que a rotina acaba com relacionamentos. Mas isso depende de qual é a rotina. Para pessoas comprometidas, o que faz a receita da rotina para uma relação duradoura é: cumplicidade (66%); as conversas (58%); apoio de Deus (35%); nunca dormir brigados (33%) e sexo para apenas15%. Isso mostra que a importância que os casais têm dado para a cama não é tão grande quanto um bom diálogo.

Sexo e monogamia
Ainda falando em sexo, 63% dos comprometidos são a favor de ter relações antes do casamento. 70% dos solteiros também são a favor. Quando o assunto é relacionamento aberto, apenas 1% das pessoas comprometidas têm ou teriam relacionamento aberto. 35% são contra e acham ruim. 16% são tão contra que gostariam que o formato fosse proibido. 16% são a favor caso os envolvidos estejam de acordo. 24% não se envolvem nesse tema.

Entre os solteiros, 0% teriam um relacionamento aberto, 36% são contra e acham ruim e 11% acham até que deveria ser proibido. 21% são a favor, desde que em comum acordo e 22%, não engajam no tema.

Metodologia

A pesquisa “Relacionamentos” foi desenvolvida pela Hibou, de 12 a 16 de Setembro de 2022, por painel digital. Participaram 1359 brasileiros casados e solteiros de todo o Brasil. O estudo tem 95% de significância com 2,66% de margem de erro.

Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.