Diminuir a velocidade. Manter a calma. Desligar o veículo e colocar as mãos em local visível. Essas são as principais orientações para a conduta diante de uma abordagem policial nas blitze. A blitz existe para proteger o cidadão, prender criminosos e tirar armas e drogas de circulação.

Durante este mês serão realizadas abordagens a carros de passeio, motos e ônibus. Os condutores abordados recebem uma cartilha com informações sobre os procedimentos que devem ser tomados durante a realização de uma blitz.

“Os locais e horários são definidos de forma estratégica. Com o trabalho realizado durante as blitze, elementos mal intencionados pensam duas vezes antes de agirem à margem da lei. A população de bem é a maior beneficiada”, afirmou o Capitão Hosannah, subcomandante da 68ª CIPM.

Para o contador Marcelo Santana, “as blitze são um importante trabalho de prevenção. Eu estou com minha família no carro e sei que, assim, podem ser pegos bandidos e outros criminosos, pessoas que andam sem habilitação e podem causar acidentes”.

O aposentado Carlos Oliveira também concorda com a realização das blitze. “A gente tem que andar com todos os documentos em dia, ver a condição do veículo se está tudo certo. Isso é importante para mim e para os motoristas e pedestres”.

De acordo com o Major Câmara, comandante da Unidade, “a campanha ‘Blitz é bom’ está sendo realizada em toda a Bahia e é uma importante ação de conscientização da sociedade para a prevenção e repressão de crimes. O objetivo é identificar irregularidades e drogas, pessoas suspeitas e promover a segurança da comunidade”.