São décadas dedicadas ao esporte. Radialista respeitado em todo o estado, José Maria Almeida de Santana deu uma grande parcela de contribuição ao futebol baiano.

Além do seu trabalho reconhecido na imprensa esportiva, ele se tornou um dos dirigentes mais bem sucedidos do Interior da Bahia. Em Ilhéus, aceitou o desafio de presidir o Colo Colo de Futebol e Regatas. E foi com seu preparo e competência que comandou o clube entre 1992 e 2011.

Foram nestes quase 20 anos, sob comando de Zé Maria, que o Tigre chegou às suas maiores conquistas. Em 1999, a agremiação fez bonito ao sagrar-se campeão da então 2ª Divisão do Campeonato Baiano e retornar à elite do futebol do estado.

Mas, foi em 2006, sete anos após o acesso, que o Colo Colo fez história. O Tigrão realizou grande campanha e chegou à final do Baianão contra o Vitória.

Na decisão, apesar do favoritismo do Rubro-Negro da Capital, o clube ilheense mostrou que era forte e, após sair perdendo por 2 a 0, no Barradão conseguiu a virada e com um inesquecível 4 a 2 levantou o cobiçado título de Campeão Baiano da 1ª Divisão, maior conquista de sua história.

O título foi marcante para o futebol baiano, pois acabou com uma hegemonia de 37 anos da dupla BAVI. Antes do Colo Colo, o último clube do interior a conquistar o estadual havia sido o Fluminense de Feira, em 1969.


Troféu José Maria Almeida de Santana

Diante dessa trajetória de sucesso do radialista e dirigente, que hoje atua como comentarista esportivo na Rádio Jornal de Itabuna, a Federação Bahiana de Futebol irá homenageá-lo no Baianão 2018. Por indicação dos próprios clubes, ainda no Conselho Técnico do Campeonato de 2017, e aprovado pela diretoria da entidade, o troféu de campeão da competição, que será disputado entre Vitória e Bahia, no domingo (8) levará seu nome, “José Maria Almeida de Santana”. Nesta sexta-feira (6), a FBF apresentou a taça, que será entregue no Barradão, ao lado da chuteira de ouro, de artilheiro da competição; da bola de ouro, do goleiro menos vazado; e das medalhas de campeão e vice-campeão.

A entidade, através do presidente Ednaldo Rodrigues, agradece a José Maria pelos seus relevantes serviços prestados ao futebol da Bahia. A FBF tem orgulho de poder homenagear o respeitado radialista e dirigente no troféu de campeão do Baianão 2018.