“O processo de avaliação no ensino superior”. Este foi o tema da palestra realizada pela pesquisadora do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), Fernanda Cristina Campos, coordenadora nacional substituta do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), na noite de terça-feira, 3 de fevereiro, durante a reunião de Planejamento Pedagógico da Faculdade de Ilhéus. As aulas do primeiro semestre letivo foram iniciadas hoje, 4, com a chegada dos novos alunos dos cursos de graduação e o retorno dos veteranos.
A professora Fernanda Campos, servidora pública na carreira de Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais, é Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília e em História pela União Pioneira de Integração Social. O evento contou com a participação do diretor geral da faculdade, Almir Milanesi, da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, e da secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes Rocha.

Planejamento 2015 Faculdade de Ilhéus

Na oportunidade, ela explicou que a avaliação do desempenho dos estudantes tem o objetivo de aferir suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para  compreender temas que transcendem a sua profissão, ligados à realidade brasileira e  mundial. Disse que o Enade contribui para a avaliação dos cursos de graduação do país e sob a ótica das faculdades, permite que elas avaliem o resultado das suas ações pedagógicas.

 

Fernanda Campos afirmou ainda que o Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, que fica inscrito no Histórico Escolar do estudante somente quando atestada a sua participação ou dispensa oficial do MEC e que a inscrição dos estudantes é uma responsabilidade da instituição de ensino superior. Segundo alertou, a não inscrição do aluno nesse exame pode resultar em sanções previstas na legislação, a exemplo da suspensão temporária de abertura de novos processos seletivos.