A CODEBA recebeu no último dia 14 a licença ambiental concedida pelo IBAMA para realizar a dragagem do canal do Porto de Ilhéus. A operação é fundamental para que navios de turismo e de carga, responsáveis pela importação e exportação de cacau, madeira, minério, entre outros, possam atracar com segurança.

O deputado estadual Eduardo Salles, engajado na luta pela realização do serviço, reafirma sua importância: “O turismo é um dos pilares da economia do sul da Bahia e não podemos correr o risco de prejudicar o setor pela não realização da obra”. A expectativa é que cerca de 75 mil visitantes cheguem a Ilhéus desembarcando no porto, na próxima alta estação (2020/2021).

No segundo semestre de 2019, o parlamentar, o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, e o ex-presidente da CODEBA, José Alfredo Silva, se reuniram com as operadoras de turismo em Ilhéus, que trouxeram à tona a gravidade do problema, e as transportadoras que evidenciaram a dificuldade de atracar no porto. Na ocasião, Eduardo Salles contactou o deputado federal Leur Lomanto e, com o apoio do superintendente do IBAMA no Estado, Rodrigo Alves, agilizou a liberação da licença em Brasília, onde o processo estava em andamento. Em dezembro, o deputado estadual reforçou seu pedido de celeridade ao então presidente da CODEBA, Alex Sandro Ávila.

O Porto de Ilhéus é um equipamento fundamental para a geração de emprego e renda que beneficia não só o município, mas todo seu entorno. Ele será essencial, por exemplo, para a mineradora Atlantic Nickel, que foi inaugurada no início deste ano, em Ipiaú.