A série B do Campeonato Baiano de 2023 já começa a movimentar os clubes com relação à forma de disputa da competição, que serão apresentadas na reunião do Conselho Técnico, com data ainda a ser anunciada pela FBF.

Em meu último comentário, mais uma vez alertei para que o campeonato da série B, teria que ter um número maior de datas, no sentido de que a disputa seja mais justa para com os clubes que irão disputá-la.

No começo da noite deste domingo, 5, deparei-me com uma postagem no site Jornal dos Esportes, com a fórmula de disputa que será proposta pelo Fluminense de Feira na reunião do Conselho Técnico, onde os clubes estarão divididos em dois grupos de 5, jogando em dois turnos dentro do próprio grupo, classificando os dois primeiros de cada um que passariam para as semifinais.

Será uma proposta pertinente se permitisse a formação de um grupo chamado da MORTE, onde agremiações fortes e abastadas estariam jogando entre si, mesmo sendo ida e volta, isso porque os grupos não deverão serem formados por indicação, mas por sorteio.

O risco é grande de se ter do mesmo lado, UNIRB, Juazeiro, Fluminense, Jequié e Jacobina, não que estejam eles com as melhores equipes, mas são tradicionais e com perspectiva de brigarem para subir. Sem contar que Leônico e Colo Colo que retomam suas atividades possam surpreender, e porque não o Grapiúna?

A FBF vai relutar com o problema de datas, mas deverá prevalecer a vontade dos clubes que serão a maioria na hora da votação, então sugere-se que as propostas de fórmulas da competição, a serem apresentadas pelos clubes sejam mais estudadas, e se possível discutidas em grupo antecipadamente, mesmo que os encontros sejam virtuais.

Percebam que um certame de tiro curto, acaba inviabilizando uma possível recuperação em caso de pontos perdidos em casa, uma vez que não se tem o jogo de volta. A série B do baiano formada por clubes que não jogam certames nacionais no segundo semestre, permite que seja disputada, até uma semana antes do início da Copa Governador do Estado, isso se ele vier a acontecer.

#PRONTOFALEI@JOTAJOTA

Jota Jota é Radialista, Jornalista esportivo no estado da Bahia e colunista do jornaldoradialista.com.br