Os itabunenses terão apoio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) para receber água de qualidade na cidade. Devido aos problemas enfrentados pela crise hídrica na região, a secretaria vai adotar medidas de curto prazo, como envio de carros-pipa e aquisição de água tratada da Embasa para atendimento imediato à população, além do abastecimento de hospitais, postos de saúde e escolas. Outra medida será a retirada das baronesas do Rio Cachoeira, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Também está prevista a aquisição de 100 tanques e tubulações, distribuídos em pontos estratégicos do município, ampliando a capacidade de atendimento e captação de água para o abastecimento de áreas periféricas. “Estamos adotando medidas emergenciais, pontuais e urgentes para que a população não sofra ainda mais com a falta de potabilidade da água”, explica o secretário Cássio Peixoto, empenhado em oferecer qualidade de vida às pessoas que há tempos reivindicam melhorias para o abastecimento humano.

Com esses reforços, a SIHS pretende ainda auxiliar e acelerar o processo de entrega das três mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida que já se encontram prontas em Itabuna. “E não podemos permitir a entrega de um grande empreendimento como este sem o devido abastecimento de água nas casas”, acrescentou Peixoto.

O pedido de ajuda foi realizado pelo prefeito Claudevane Leite e pelo diretor da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Geraldo Dantas, na manhã da quinta-feira (25), no gabinete da SIHS, em Salvador.