Uma oportunidade incrível de valorizar o comércio, fomentar a economia criativa e a agricultura familiar no município. Com três dias de programação riquíssima, o evento incluiu apresentação do humorista Marco Luque e shows em tributo à Banda Legião Urbana e à cantora Rita Lee, no Centro de Convenções. Além das atrações culturais, o Festival da Primavera fomenta diversas atividades, conforme destacou a comerciante e artesã Luísa Martins.

“Um evento importante, porque divulga os produtos da cidade e o comércio local”. Maurício Sá Velozo, agricultor da agricultura familiar e representante da Associação dos Moradores do Rio do Engenho (AMORE), falou sobre a importância da iniciativa, que dá visibilidade para quem está por trás dos produtos que são normalmente comercializados nas feiras livres do município.

Segundo ele, “os nossos produtos são sempre trazidos para as feiras livres, mas nós ficamos no anonimato. Com esses eventos podemos nos apresentar e dar os rostos aos produtos que nós mesmos cultivamos”, acrescentou.

festival da primavera ilhéus; secult; cultura

O Festival da Primavera é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo da Bahia e apoio da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Beto Produções, FASE Produtora, SUPORTE Consultoria e Serviços, Lions Club Ilhéus Centro, Instituto Baía do Pontal e Associação Náutica de Ilhéus.

“O primeiro final de semana foi muito positivo, com o público elogiando a estrutura, a organização e pedindo para que o Festival se torne recorrente no calendário cultural de Ilhéus”, contou Reinaldo Soares, superintendente da Secretaria de Cultura (Secult).

Conforme Reinaldo, cerca de três mil pessoas passaram pelo espaço. Representando o Governo da Bahia, Roberto Soares, diretor do Centro de Convenções destacou a parceria entre os governos estadual e municipal, tanto para a realização do evento quanto para fomento à atividade turística ao longo do ano.

festival da primavera ilhéus; secult; cultura

“O Festival da Primavera é resultado de uma parceria promissora, que vem para atrair visitantes e preencher um espaço vazio na baixa temporada. Essa integração entre as duas esferas de governo é muito salutar, uma vez que através dela procuramos fazer Ilhéus ser vivificada em todo ano e não apenas no verão”.

Já o prefeito Mário Alexandre agradeceu as parcerias e comemorou o sucesso da primeira edição da iniciativa.

“O Festival da Primavera é uma grande oportunidade de oferecermos opções de lazer e cultura para nosso povo e todos os visitantes que estão aqui em Ilhéus. Por isso, quero agradecer ao Governo do Estado, que junto à Prefeitura e todas as associações parceiras, oferece um grande evento, que além das atrações culturais, é uma vitrine incrível para os produtores da agricultura familiar, artesãos e comerciantes da economia criativa ilheense”.

A programação continua  O Festival da Primavera segue ao longo dessa semana, com o “Primavera Gourmet”. A atividade é responsável por reunir bares e restaurantes e oferecer um cardápio exclusivo até o dia 24 de setembro.

O projeto “Primavera nos Museus”, por sua vez, convida o público a visitar espaços culturais do município, a fim de apresentar mais sobre ações com ênfase nos preparativos dos 500 anos de história de Ilhéus.

 

passeio náutico; passeio da primavera

No sábado (23), para dar as boas-vindas à estação mais bela do ano, acontece um passeio náutico, com saída da Baía do Pontal, com direção até o Rio do Engenho e retorno à Baía da Sapetinga, onde será apreciado o pôr do sol mais atraente da região.

No domingo (24), finalizando o Festival da Primavera 2023, acontece a “Caminhada da Primavera”, um evento tradicional organizado pelo Lions Club do Centro há 22 anos e que aguarda mais de 400 participantes.