O economista André Lara Resende, entrevistado desta semana no Canal Livre, que vai ao ar neste domingo (12), afirmou no programa que não é hora de se discutir uma reforma tributária. Segundo o ex-diretor do Banco Central, é fundamental analisar o sistema, mas depois de avaliar a retomada do desenvolvimento.

“A reforma tributária e a modernização do sistema tributário é fundamental, tanto no imposto indireto quanto o de renda, mas acho que não deve ser posto como o principal objetivo do país”, afirma. Para ele, o objetivo econômico principal é outro e ele avalia que o Brasil pode crescer.

“O principal objetivo do país é definir uma recuperação do desenvolvimento. O Brasil não tem o porquê não crescer 5, 7% ao ano, como cresceram todas as economias asiáticas”, pontua.

Para Lara Resende, o principal fator que atrasa uma reforma tributária é a questão legislativa. “Todo mundo é a favor de uma reforma tributária, há muitos anos. Todo mundo. A ideia da simplificação e da criação do imposto sobre valor adicionado é uma boa ideia. Mas como todo tema tributário, ela provoca reações, todos são a favor, mas ‘não no meu lado aqui’, tem resistência de todos os lados”, avalia.

Devido a este fato, André Lara Resende afirma que a reforma pode demorar ainda mais para acontecer. “Acho muito difícil que ela seja aprovada, a não ser que seja fatiada e dividir em várias etapas. Quando você fatia, vai tomar tempo”, analisa.