A trajetória empreendedora e o permanente apoio a projetos artísticos e culturais da empresária Elaine Barletta Reis Carletto, na região Sul da Bahia, levaram a Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) a convidá-la para integrar o quadro de membros beneméritos. A sessão solene da Agral aconteceu no último dia 15 de setembro, sexta-feira, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Na oportunidade, também foram homenageados como Membros Beneméritos, o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, a empresária Elenise Neto Velanes Pinheiro, o administrador e subtenente da Polícia Militar, José Alberto Campello Morais Bezerra, e o professor e secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Josué de Souza Brandão Júnior.

O presidente da Academia Grapiúna de Artes e Letras, professor Samuel Mattos, vinculado ao Departamento de Letras e Artes (DLA) da Uesc, presidiu a sessão solene e destacou a homenagem à empresária Elaine Carletto, diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro, “pelo seu trabalho desenvolvido em prol da literatura, das artes, do meio ambiente, da cidadania e do desenvolvimento socioeconômico da região sul-baiana, e pelo apoio às ações desta Academia Grapiúna de Artes e Letras.”

A solenidade contou ainda com as presenças da presidente em exercício da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Anarleide Cruz Menezes; da vice-presidente da Academia de Letras de Itabuna (Alita), professora Janete Ruiz de Macedo; a  diretora da Editora da UESC (Editus), professora Rita Virgínia Santos Argollo; o diretor do DLA/Uesc, professor Fernando José Reis de Oliveira; e a professora Marizete Souza, representando o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler/Uesc), além do presidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, professor Paulo Sérgio Santos. A sessão foi palco para posse das professoras Iris Silva Brito e Lisdeili Maria Nobre Guimarães Dantas, também delegada da Polícia Civil, como membros efetivos da Agral.

A empresária Elaine Carletto agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho e afirmou que a homenagem da Agral, “que muito me honra, me torna ainda mais comprometida com as causas sociais, da arte e da cultura. Tenho procurado estar sempre ligada a projetos e programas que valorizam as pessoas, e as atividades de artes e letras reforçam o trabalho de transformação da sociedade baseada nos princípios da educação e da cultura”, afirmou.

Elaine Carletto é uma das criadoras e patrocinadora (Rota Transportes) do projeto Lápis na Mão, desenvolvido desde 2010, pela TV Santa Cruz, com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz e do Proler, através do comitê local, conveniado à UESC, das Secretarias de Educação Municipais e dos Núcleos Regionais de Educação. O Lápis na Mão foi abraçado por outras regiões, através da TV São Francisco, em Juazeiro, há 10 anos, e a TV Sudoeste, em Vitória da Conquista.