O deputado estadual José de Arimateia (PRB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia e defensor da Causa Animal, utilizou o plenário na tarde desta quarta-feira (12) para denunciar as condições do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas — o zoológico de Salvador. Segundo o republicano, o cenário é de total abandono, sujeira, falta de animais e encontra-se distante de uma estrutura plausível.

O zoológico da capital baiana é administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e a sua ultima reforma foi realizada em 1992 e a falta de manutenção é evidente pelas más condições de higiene do local. Arimateia advertiu para o fato de não só os animais estarem correndo riscos, mas os visitantes também, porque o ambiente é propício para a proliferação de Zika Vírus, Dengue e Chikungunya.

“Salvador é a terceira maior capital do país e é inaceitável que os animais continuem expostos aos maus tratos, abandono e descaso. O Zoológico se tornou um problema de Saúde Pública, que merece total atenção e sensibilidade do Governo do Estado”, opinou Arimateia.