A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira (28), por acordo e em sessão extraordinária, o primeiro projeto de lei enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O texto cria a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) no âmbito da Secretaria de Turismo (Setur). O órgão substitui a extinga Bahiatursa.

O novo órgão nasce com 49 cargos de livre nomeação, número inferior ao que existia Bahiatursa, cuja extinção foi solicitada por Jerônimo à Assembleia ainda durante o governo de transição, no âmbito da reforma administrativa. Já a Setur passa a contar com 76 postos comissionados.

Segundo a lei que que cria a Sufotur, que segue para sanção de Jerônimo, a superintendência tem como missão executar a Política de Fomento e Desenvolvimento do Turismo, bem como a promoção de eventos turísticos no âmbito estadual. Especula-se que o titular do órgão será o ex-comandante da Bahiatursa, Diogo Medrado, que atualmente ocupa a função de superintendente de Fomento ao Turismo na Setur.

Após a sanção de Jerônimo, a Sufotur poderá assumir os contratos, convênios, protocolos, processos administrativos e demais instrumentos vigentes da extinta Bahiatursa