Presidentes das associações comerciais, industriais e turísticas dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Seabra, além do distrito do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, reclamam da falta de resposta do governo da Bahia sobre a desativação do Aeroporto de Lençóis. Desde 2020, o equipamento deixou de receber voos comerciais, devido à Covid-19 e a problemas administrativos.

Nesta quarta-feira (30), as associações divulgaram uma carta que enviaram para o governador Rui Costa (PT), ainda em fevereiro. Até o momento, a gestão estadual apenas sinalizou o recebimento do documento.

O carta afirma que, com a interrupção dos voos, o turismo ficou restrito aos visitantes regionais em sua maioria. “Diminuindo drasticamente o número de visitantes estrangeiros ou de outros estados e impactando a economia de várias cidades, fazendo com que muitos turistas desistissem da viagem pela dificuldade do acesso às cidades turísticas que compõem o Território da Chapada Diamantina”, dizem as associações.

Com isso, os presidentes da ACEL, ACEAP, ACISE e ACOMTUV pedem pela reativação e funcionamento do Aeroporto e também a designação de uma nova empresa administradora para ele.

“Uma nova empresa administradora que promova a homologação do aeroporto e a sua devida instrumentalização, pois consideramos o Aeroporto Cel. Horácio de Mattos fundamental para consolidação do turismo nacional e internacional da Chapada Diamantina”, escrevem.