Porta de entrada do SUS, as unidades básicas de saúde são responsáveis por garantir atendimento de menor complexidade aos usuários do sistema público de saúde. Conforme a Prefeitura de Ilhéus, no primeiro quadrimestre deste ano, o setor de Atenção Básica atendeu 33.207 pessoas, mediante a oferta de consultas médicas de rotina, vacinação, coleta de exames laboratoriais, assistência odontológica, exames preventivos, dispensação e administração de medicamentos, acompanhamento de gestantes, idosos, crianças, hipertensos e diabéticos, entre outros serviços.

A Secretaria de Saúde (Sesau) ressalta que os números ratificam o compromisso da atual gestão para ampliar a cobertura da Atenção Primária, embora alguns estabelecimentos não estejam homologados pelo Ministério da Saúde para fins de financiamento.


Em outras palavras, atualmente, 16 Estratégias Saúde da Família (ESFs) são custeadas pelo Município. A despesa média mensal é de aproximadamente R$ 400 mil. As unidades aguardam há três anos a validação por parte do órgão federal.

A situação representa um problema no que se refere ao levantamento estatístico, contudo, a Prefeitura atua no sentido de fortalecer a rede própria, seja com a descentralização dos serviços, seja por meio da reforma, ampliação e construção de novas unidades de saúde.

Somente em 2022, a administração municipal requalificou e entregou à população as ESFs I e II do Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Barra do Itaípe e do Iguape. No bairro da Conquista, além da Estratégia da Família, os moradores contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

saúde na comunidade

Saúde na Comunidade – Somado à melhoria da infraestrutura, o programa dispõe de assistência itinerante nas zonas urbana e rural de Ilhéus. A iniciativa é mais um incremento para fortalecer a Atenção Básica, responsável por solucionar 80% dos problemas de saúde da população e atender as necessidades e características de cada localidade.

Na semana passada, as ações foram realizadas no Teotônio Vilela, beneficiando cerca de 500 pessoas, com a oferta de exames laboratoriais, exame preventivo, serviços odontológicos, Eletrocardiograma, consultas médicas e vacinação humana e animal.

ESF Barra

“A nossa meta é cobrir 100% do território com os serviços básicos. Graças ao esforço e à dedicação do prefeito Mário Alexandre, que junto ao governador Jerônimo Rodrigues tem buscado de forma constante o fortalecimento da rede própria, nós avançamos com a universalização do atendimento. Então, estamos montando uma grande estrutura para a nossa população, que ganhará um reforço importante com as novas UBSs e o funcionamento da Policlínica de Saúde”, ressaltou André Cezário, titular da Sesau.

Com apoio do Governo do Estado, está sendo construída uma UBS Tipo III, ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória. O investimento soma recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. O planejamento da gestão municipal consiste ainda na construção de quatro UBSs, sendo uma no bairro Nossa Senhora da Vitória, uma no Teotônio Vilela e duas unidades em frente à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Salobrinho (relembre aqui).

policlínica; construção