Ao participar da inauguração da Base Descentralizada do Serviço Móvel de Urgência – Samu-192, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou que a cidade irá ganhar uma outra base, por meio de convênio com a Faculdade Santo Agostinho (FASA).

A nova sede do Samu-192 passou a funcionar na Rua Juca Leão, nº 412, centro. Durante a solenidade, que contou com a presença de representantes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), secretários municipais, vereadores, dentre outras autoridades, Augusto Castro reconheceu a importância de melhorar e ampliar os serviços de urgência e emergência da cidade.

“Continuaremos dando prioridade aos serviços de saúde, assim como acontece hoje, com a inauguração dessa Base Descentralizada. Sabemos que o Samu 192 é referência no Brasil. A nossa ideia é ampliar este serviço com uma nova unidade que deverá ser inaugurada em setembro. Nosso trabalho será sempre focado em boas parcerias com as instituições de ensino superior, neste caso, com a FASA”, comentou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que esta nova unidade funcionará na sede da FASA, no Bairro Nova Itabuna, com o objetivo de estar mais próximo da população da região oeste da cidade e da saída rodoviária para as cidades circunvizinhas. “Agilidade no tempo de resposta se reflete em salvar vidas”, disse. Segundo ela, nessa nova unidade funcionará uma Central de Atendimento, que também contará com duas ambulâncias.

A coordenadora do Samu-192, enfermeira Rafaela Caldas, informou que atualmente a unidade conta com cinco ambulâncias (duas avançadas e três básicas) e uma motolância. “Além disso, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, temos uma sexta ambulância, chamada de ‘Ambulância Social’ que está à disposição da comunidade para atender aquelas pessoas que têm dificuldades de locomoção”, informou.

NOVA SEDE

O novo imóvel do Samu-192 regional conta com dois acessos para entrada e saída das ambulâncias, salas amplas, suítes para as equipes de plantonistas, cantina, sala de convivência equipada com sofás e aparelho de TV e sala de descompressão, com jogos recreativos, em razão da necessidade de os socorristas relaxarem durante o intervalo de jornadas intensas de trabalho.

As pessoas que necessitarem de atendimento de urgências e emergências devem procurar o Samu chamando pelo número de serviço 192 de quaisquer aparelhos telefônicos. A recomendação é que trotes sejam evitados para não prejudicar os serviços fornecidos à população e salvar vidas.