Após sete dias intensos de conferências, mesas-redondas, mostras de experimentos, debates sobre temas candentes e um show de interação com a ciência e a tecnologia, o Campus Sosígenes Costa se despediu da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2016) na solenidade ocorrida no Auditório Monte Pascoal 3, da UFSB, no final de sexta-feira (8). A coordenação executiva estima que cerca de 20 mil pessoas, entre congressistas e visitantes, participaram da SBPC 2016, em Porto Seguro.

A próxima sede do maior evento científico do Brasil será a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que completará 90 anos em 2017 e que volta a receber a SBPC depois de 20 anos.

A presidente da SBPC, Helena Nader, o reitor da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho, e o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, compuseram a mesa, ao lado da diretoria da associação e de coordenadores das seções Artes, Cultural, Jovem, Inovação e Indígena. A primeira mensagem, da secretária geral Cláudia D’Ávila-Levy, abriu a série de discursos dos quais as expressões sintéticas são o trabalho cooperativo, a dedicação à ciência, à educação, a coragem em assumir e vencer desafios e a gratidão a todos que colaboram.

Intensa participação

Na comparação da representação dos estados, 50% dos inscritos vieram da Bahia, com os estados do Acre e Rondônia em nono e décimo lugares, respectivamente. Na sessão de pôsteres, dos 2.150 trabalhos inscritos, 1.850 foram apresentados, percentual que Castro Moreira considerou bastante alto. 25% dos pôsteres foram apresentados por instituições da Bahia. A programação científica da SBPC Sênior ofereceu ainda 52 conferências, 66 mesas-redondas, 12 encontros, seis sessões especiais, sete assembleias e 27 minicursos, somando 8.615 participantes ao longo de cinco dias.

Esses números não incluem a quantidade intensa de visitantes da ExpoT&C, mostra tecnológica que trouxe diversas atrações interativas, como o simulador de navegação desenvolvido pela Marinha do Brasil, jogos e tecnologias voltadas para a produção de alimentos, à mobilidade e à inclusão de pessoas com deficiência, robótica e pesquisas aeroespaciais, dentre múltiplos temas. Instituições governamentais e privadas levaram conhecimento e experimentos para interagir com o público em seus estandes.

Outro foco de interesse foi a mostra da SBPC Jovem, voltada para o público infanto-juvenil. De óculos de realidade virtual a “lançamento de foguetes” por meio da pressão da água, havia uma grande quantidade de estandes para mostrar aos estudantes de todos os níveis os saberes científicos escondidos no cotidiano e as inovações tecnológicas. Tanto a SBPC Jovem quanto a ExpoT&C funcionaram também no sábado (9), após o encerramento, no Dia da Família na Ciência. A ideia era que mais famílias, que talvez não pudessem ter ido ao Campus durante a semana, aproveitassem também o clima de estímulo ao saber com diversão e atratividade.

Além disso, as atividades da SBPC Artes, SBPC Cultural e a SBPC Indígena atraíram muitos congressistas, com uma agenda bem distribuída. Ao todo, a estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas estiveram no evento, que iniciou no domingo (3/7) e terminou no sábado (9/7).

Bom humor e agradecimentos

O reitor da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho, discursou sobre a experiência de sediar o evento, exaltando o trabalho em equipe, o entusiasmo da equipe organizadora e o esforço realizado para evitar atrasos, vazios de agenda e para bem receber colegas e público. Naomar também colocou o Centro de Convenções à disposição das demais instituições para a realização de programações acadêmicas.

O coordenador da comissão executiva local da 68ª RA da SBPC, professor Carlos Caroso, celebrou a alegria com que os servidores e alunos trabalharam para preparar todos os detalhes. Em um discurso bem-humorado, Caroso contou como foi a reunião na qual a decisão foi anunciada, brincou com a cooperação afinada entre os gestores da SBPC e da UFSB responsáveis pelo financiamento do evento e distribuiu agradecimentos.

Em sua fala, a presidente Helena Nader agradeceu à UFSB, nas pessoas do reitor Naomar e dos professores Caroso, e dos responsáveis pela gestão financeira, devido à segurança e eficiência com que deram suporte à organização. Nader também mencionou a carta redigida em conjunto com os representantes indígenas, comentando sobre a variedade de lutas que precisam ser travadas para corrigir injustiças. A riqueza de conteúdo relacionado à história das ciências no Brasil com o centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o cinquentenário da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), foi outro destaque feito por Nader, que finalizou afirmando que o Brasil tem solução, ao citar a importância dos jovens pesquisadores e da expansão do acesso à educação.

Por fim, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Ramírez, disse de sua expectativa de sua instituição em receber bem a todos em 2017, 20 anos após ter sediado a 49ª RA. Ramírez afirmou que a UFMG, que se prepara para celebrar os seus 90 anos, estará preparada para a realização da 69ª RA da SBPC.