O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, confirmou nesta segunda-feira (15) que quatro aeronaves militares foram abatidas sobre a Rússia na semana passada, perto das fronteiras com Ucrânia e Belarus, acrescentando que o país reagiu colocando suas forças armadas em alerta máximo.

O incidente ocorre enquanto a Ucrânia se prepara para uma contra-ofensiva contra as forças invasoras da Rússia.

O veículo de notícias russo Kommersant noticiou no sábado que um grupo de ataque russo composto por um caça-bombardeiro Su-34, um caça Su-35 e dois helicópteros Mi-8 foi abatido em uma emboscada perto de Klintsy, na região russa de Bryansk.

O Kommersant disse que as aeronaves iriam atacar alvos na região de Chernihiv, na Ucrânia, logo do outro lado da fronteira.

A agência de notícias estatal russa TASS disse no sábado que um avião de guerra russo Su-34 caiu, mas não especificou a causa, e citou os serviços de emergência dizendo que um incêndio no motor derrubou um helicóptero.

A TASS não mencionou o Su-35 ou um segundo helicóptero, embora vários blogueiros militares russos pró-guerra com muitos seguidores nas redes afirmem que as quatro aeronaves foram abatidas.