A campanha nacional de vacinação contra a gripe, coordenada em Ilhéus pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi prorrogada novamente. O prazo se encerraria nesta sexta-feira, 5, mas foi estendido até o próximo dia 12. De acordo com Walkíria Cardeal, responsável pelo setor de imunização da Sesau, a taxa de pessoas vacinadas ainda é baixa, o que explica a prorrogação. Devem se vacinar crianças na faixa entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose.
Em toda a Bahia, a população que precisa ser vacinada chega a 3,3 milhões. Até esta primeira semana de junho, o número de imunização segue baixo. Em Ilhéus, foram vacinadas 24.729 pessoas, o que representa 58,7% do público alvo em toda a cidade.
Para aumentar o número de imunizações, os postos de saúde da zona rural do município também disponibilizam a vacinação. As doses estão disponíveis nas localidades rurais de Aritaguá, Sambaituba, São João, Campinhos, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Banco Central, Banco do Pedro, Carobeira e Castelo Novo.
Postos – Responsável pelo setor de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal chama atenção para o fato de que vários postos e unidades de saúde realizam o trabalho de imunização: Cae III (antigo Sesp), manhã e tarde; PSF (Programa Saúde da Família) da Conquista, tarde; Herval Soledade, manhã; PSF do Nelson Costa, manhã e tarde; PSF do N. S. da Vitória, manhã; Olivença, manhã; PSF do Iguape, manhã e tarde; Sarah, manhã e tarde; Dr. Euller Ázaro (Teotônio Vilela), manhã e tarde; Banco da Vitória, tarde; e Vila Cachoeira, manhã.
Vacinação em casa – Para atender às pessoas que estão acamadas e não puderam ir a um dos postos de saúde, a Sesau tem realizado visitas em casa, garantindo a imunização.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.