A Paróquia de São Boaventura realizou neste sábado (28), no Salão Paroquial, a solenidade de lançamento dos eventos que farão parte das festividades dos 300 anos da Paróquia de São Boaventura, em Canavieiras. O projeto, conhecido como “Rumos aos 300 anos”, foi apresentado pelo Padre Euvaldo Santana, a uma plateia com a presença de mais de 400 pessoas.

A cerimônia de lançamento teve início com a apresentação, de forma teatralizada, do hino em louvor a São Boaventura, por um grupo de jovens da Paróquia. Também foi mostrado um vídeo contando o surgimento do Poxim da Praia, primeira povoação de Canavieiras e que deu origem a cidade e a fé no Santo.

O vídeo também apresentou diversos detalhes do projeto elaborado pela Paróquia para os próximos três anos da programação do primeiro Triênio “Rumo aos 300 anos “, que será iniciada em 11 de abril de 2015. Neste primeiro triênio, quando a paróquia estará completando 297 anos, as festividades serão iniciadas às 6 horas, com o repicar dos sinos da Igreja de São Boaventura e e queima de fogos.

No mesmo diad, às 17 horas será promovida uma carreata, com saída da BA 001 (entrada da cidade), local onde será receido o primeiro convidado: “São Jorge dos Ilhéus”. Às 17h30min, será realizada a caminhada das crianças (catequese), juntamente com pais e catequistas.

As solenidades deste sábado (11), terão continuidade às 18 horas, com a abertura do cerimonial de leitura da Carta de Abertura dos 300 anos. Em seguida, será celebrada uma Missa Festiva, na Praça da Igreja Matriz de São Boaventura, com a presença de católicos de Canavieiras e das cidades vizinhas.

De acordo com o Padre Euvaldo a comemoração desses 300 anos se reveste de grande importância para a Igreja e a comunidade católica de Canavieiras. Diversos eventos serão realizados durante os próximos três anos, até o dia da culminância, sempre abordando tema de interesse da Igreja e os aspectos relevantes na comunidade.

São Boaventura – Nascido em 1218, na cidade de Bagnoregio, em Viterbo, na Itália, Frei Boaventura foi batizado com o nome de João de Fidanza. O pai era um médico conceituado, mas, como narrava o próprio Boaventura, foi curado de uma grave enfermidade ainda na infância por intercessão de são Francisco.

Aos 20 anos de idade, ingressou no convento franciscano, onde vestiu o hábito e tomou o nome de Boaventura dois anos depois. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Paris, na qual, em 1253, foi designado para ser o catedrático da matéria. Também foi contemporâneo de Tomás de Aquino, outro santo e doutor da Igreja, de quem era amigo e companheiro.

Boaventura buscou a Ordem Franciscana porque, com seu intelecto privilegiado, enxergou nela uma miniatura da própria Igreja. Ambas nasceram contando somente com homens simples, pescadores e camponeses. Somente depois é que se agregaram a elas os homens de ciências e os de origem nobre. Quando frei Boaventura entrou para a Irmandade de São Francisco de Assis, ela já estava estabelecida em Paris, Oxford, Cambridge, Estrasburgo e muitas outras famosas universidades europeias.