Professores e alunos comemoraram nesta segunda-feira (3), o segundo aniversário da implantação do Ensino Fundamental II, no povoado de Pimenteiras. O Núcleo de Pimenteiras funciona como anexo do Colégio Municipal Paulo Freire e atende a 104 alunos, nos turnos matutino e noturno.

Para comemorar a data, a comunidade escolar promoveu um evento com café da manhã, celebração em Ação de Graças pelo ministro da Palavra Manoel Frohlich, desfile de alunos pelas ruas do povoado, e confraternização entre professores, alunos e seus familiares. Os alunos promoveram um evento cultural, cantando músicas e levando mensagens de fé e esperança na educação de Pimenteiras.

A coordenadora pedagógica Adyl Souza de Oliveira fez um relato histórico sobre a educação em Pimenteira, principalmente a implantação do Fundamental II. Segundo ela, hoje, o colégio representa a evolução sociocultural de Pimenteira, e muito ainda está por vir na área da educação.

Presente às comemorações, o prefeito Almir Melo ressaltou a força da juventude ao participar da festa de segundo aniversário da escola do Nível Fundamental II. Segundo ele, à época em que prometeu implantar a escola, muitos não acreditavam e ainda tentaram impedir a compra do terreno onde está edificada. “Mas todas as dificuldades foram superadas e Deus vai continuar nos ajudando a semear a semente do saber, como aconteceu aqui em Pimenteiras”, disse o prefeito.

A implantação do Ensino Fundamental II no interior do município faz parte do projeto educacional do Governo da Reconstrução, que tem o objetivo de oferecer uma educação de qualidade aos alunos de distrito e povoados. “Levamos o Ensino Fundamental II para Pimenteiras, bem como para o distrito do Poxim e Era Nova e vamos ampliá-lo para outras localidades”, revela Almir Melo.

Segundo o prefeito, com o Ensino Fundamental II funcionando nas localidades do interior, os alunos não precisarão acordar às 4 da madrugada para pegar o ônibus e ir estudar na sede do Município. “Agora, podem acordar mais tarde e estudar numa escola próxima à sua residência, aproveitando o tempo disponível para as aulas e as atividades escolares”, avalia Almir Melo.

Presente às comemorações, a secretária da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos ressaltou que a mudança foi muito benéfica, pois agora os estudantes de Pimenteiras podem participar ativamente de todo o processo pedagógico. “A demanda para o Fundamental II em Pimenteira sempre foi muito significativa e a determinação do prefeito Almir Melo a tornou realidade”, frisou.