Depois da posse oficial em Brasília, na segunda-feira (15), o diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Engenheiro Agrônomo Sérgio Murilo Correia Menezes fez questão de se reunir na sede regional da Bahia para um ato solene junto a servidores, produtores e autoridades. O evento ocorreu na sexta-feira (15), com presença de dois secretários estaduais (do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Agricultura, Vitor Bonfim, que representou o governador Rui Costa), do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), do Diretor Executivo da CAR, Wilson Dias, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais, assim como do Diretor da Imprensa Nacional da Casa Civil, José Vivaldo Mendonça.

De todos esses, o novo diretor solicitou apoio para o fortalecimento da Ceplac, ao tempo em que se comprometeu em fazer uma profunda discussão do papel e do tamanho que o órgão deve assumir após uma necessária reestruturação. “Sabemos que precisaremos nos reestruturar. E queremos fazer isso com ampla participação. Queremos a sociedade, a quem servimos, discutindo conosco os rumos que iremos tomar, para melhorar o serviço prestado, otimizando nossos recursos”, afirmou.

Em seu discurso, Sérgio Murilo também fez questão de registrar a importância da presença de cada autoridade, assim como dos produtores representados – agricultura tradicional e familiar. “Temos um grande desafio, sabemos que o Ministério da Agricultura está debruçado sobre a Ceplac há 90 dias, e precisamos fazer parte dessa discussão, apresentar nossa proposta para o órgão, discutir junto. Não temos problema em acatar decisão, mas que seja resultante de uma discussão ampla”, reforçou Murilo.

O diretor ouviu dos secretários, do deputado Bebeto Galvão e do diretor da Imprensa Nacional, assim como dos produtores e agricultores familiares, mensagens de apoio na luta pela Ceplac. O deputado Bebeto Galvão falou em convidar a ministra Kátia Abreu a explicar os planos para a Ceplac na Câmara, ao tempo que pediu mais apoio do governo do estado, especialmente do governador Rui Costa. “Já não se trata de um problema que pode ser conduzido por um parlamentar ou um grupo de parlamentares. Acredito que é o momento do governador Rui Costa fazer gestões em defesa da Ceplac, ao tempo em que o estado põe em prática um plano de fortalecimento da cacauicultura”.

O mesmo pensamento tem o coordenador da Imprensa Nacional (e ex-diretor da CAR), Vivaldo Mendonça. Ele destacou as qualidades do diretor Sérgio Murilo, “que reúne as condições necessárias para dirigir a Ceplac nesse momento”. “Estou na Imprensa Nacional, na Casa Civil, mas continuo um soldado em defesa da cacauicultura baiana e da Ceplac. Já disse ao Sérgio Murilo que ele não estará sozinho em sua gestão e nas discussões a respeito da Ceplac e do fortalecimento das cadeias produtivas do cacau na Bahia e no Brasil”.

Apoio do Estado

O secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues fez questão de comparecer ao ato de posse solente de Sérgio Murilo, a quem disse admirar pela disposição na defesa do cacau e da Ceplac. “O órgão está em boas mãos. “Um quadro técnico-funcional da Ceplac, que tem total legitimidade para defender o fortalecimento e a fazer estruturação da instituição.  E nós, do Estado, temos o compromisso, afirmado pelo governador Rui Costa, de vermos qual é o papel nosso nesse processo”.

 

O secretário evita falar em criação de um novo plano para o cacau, mas garante que apoio do governo não vai faltar para a Ceplac e a cacauicultura. “Não se trata de elaborarmos mais um plano. É fazer com que as secretarias afins, a Seagri, a SDR, a Sema, possam se dedicar, se apropriar e, naturalmente, se aproximar um pouco mais para ajudar nessa missão”.

Já o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, ressaltou que “investimentos em plantas com maior produtividade e mais resistentes à doenças tem resultado em ganhos para o produtor rural, que se refletem de forma positiva em toda a economia regional”.

Bonfim também destacou a necessidade de maior rigor no processo de fiscalização da importação de cacau, necessária para a manutenção das indústrias, com procedimentos fitossanitários que garantam a qualidade das amêndoas. “Queremos implantar as medidas sugeridas na Nota Técnica sobre os riscos de introdução da monilíase em território brasileiro, ao tempo em que discutimos o papel de cada órgão nessa fiscalização, o quanto antes. Pode ser com fiscais federais ou estaduais, mas entendemos que essa é uma questão urgente, pelos riscos que envolve”.

Representatividade

O evento contou ainda com a presença do superintendente regional da Ceplac para a Bahia, Carlos Alexandre;  do prefeito de Santa Luzia, Antônio Gulherme; do secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, lanns Almeida; da reitora da Uesc, Adélia Pinheiro; do coordenador do Setaf, Marcos Souza; do capitão PM Fernandes, da Polícia Rodoviária Estadual; do tenente PM Antônio Cosme, do 15º BPM; do subtenente Azevedo, do Corpo de Bombeiros; Socorro Mendonça, do Instituto Nossa Ilhéus. Além desses, participaram Nestor Possidônio (Coopafs); Edwaldo Pinheiro (Coopec); Valney Pestana, produtor; Vítor Pestana  (Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio das Contas); José Mendes (Território Médio Rio de Contas); Carlos Leahy (CDL de Itabuna). Também marcaram presença servidores da Ceplac e diversos produtores.

 

Jornalista da Sueba – Bahia

Domingos Matos

Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac