A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Programa de HIV/AIDS/Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Hepatites Virais, do Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA), iniciou a campanha “Carnaval Folia e Ação. Diga não sem prevenção”, em parceria com os presidentes de blocos carnavalescos independentes de Ilhéus. A ação tem por estratégia a prevenção e o cuidado durante o período do Carnaval do Povo, que acontece de 21 a 25 de fevereiro na Avenida Soares Lopes, Pontal, Hernani Sá, dentre outros circuitos. Preservativos serão distribuídos e uma equipe prestará esclarecimentos e orientação aos foliões.

Além da iniciativa proposta para as festas de fevereiro, o setor alerta sobre a importância do uso do preservativo, destacando o tema da campanha do programa de 2020: “Quem vê cara, não vê infecção”, é o que informa o coordenador do CTA, Igor Silva.

Adriana Lemos, enfermeira assistencial do programa, reafirma a importância da prevenção para redução da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na oportunidade, reforça o convite para que a população procure o CTA, no CAE III (antigo Sesp), situado à Avenida Canavieiras, de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. “Essas atividades preventivas demonstram o respeito e a preocupação que o prefeito Mário Alexandre tem em oferecer um atendimento de saúde de qualidade à população. A informação é uma forte aliada no combate às ISTs. A orientação deve partir dos profissionais de saúde, mas também contamos com o apoio familiar para instruir os jovens sobre a importância do uso da camisinha”, reforçou a enfermeira.

“É interessante ressaltar que o CTA trabalha com campanhas pontuais durante todo o ano. Buscamos promover ações que sensibilizem a população quanto à importância da prevenção. Embora a medicina tenha obtido avanços no diagnóstico e tratamento de algumas doenças, a Aids, por exemplo, ainda não tem cura”, explica Silva.

O CTA desenvolve ações itinerantes com atividades educativas em unidades de saúde e empresas, a fim de difundir a educação sexual nesses espaços. Os testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C são importantes para o diagnóstico precoce das doenças. Para realização do exame não é necessário solicitação, apenas apresentação do RG e cartão SUS