O Centro de Referência em Prevenção, Assistência  e Tratamento (CERPAT, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, dia 14, um total de 152 atendimentos para detecção das Hepatites B e C, em referência à Campanha Julho Amarelo, em parceria com Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em Itabuna
Foram 152 testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, dos quais 38 para HIV, 38 para Hepatite B, 38 para Hepatite C e 38 para Sífilis, sendo seis resultados positivos. Além das testagens, também ocorreu conscientização sobre formas de prevenção.
A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, destacou ainda que haverá mais ações ao longo do mês. “Estamos realizando um cronograma de ações que visam promover formas de prevenção, tratamento e assistência sobre Hepatites Virais  em referência a Campanha Julho Amarelo”.
Já o coordenador do Centro POP, Ricardo Portugal, ressalta a importância desta parceria com o CERPAT. “A população em situação de rua é extremamente vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis, por ser um grupo heterogêneo que se caracteriza pela ausência de domicílio, vínculos familiares e vulnerabilidades em diversas áreas. Por esse motivo, é muito importante identificar esses portadores para frear o ciclo de transmissão”, afirmou.
Durante o evento também foram distribuídos  preservativos íntimos (masculino e feminino) às pessoas em situação de rua. Para mais informações, o CERPAT funciona na Avenida Amélia Amado, 906, Centro, de segunda a sexta das 8 às 17h. O telefone de contato é o (73) 3215-6401. Sua página no Instagram é: @cerpatitabunasae.