A solenidade de formatura do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, realizada no último sábado, dia 20, no centro de convenções local, foi marcada por clima de grande emoção. Primeiro, porque a cerimônia foi iniciada, às 19h30min, sob o impacto da vitória da seleção brasileira de futebol nas Olímpiadas do Rio, contra a Alemanha, que garantiu medalha de ouro. Segundo, em virtude da conclusão do curso pelo estudante Luan Lopes e Lopes, portador de deficiência visual e física, que emocionou a todos com o seu testemunho de vida.

A sessão de colação de grau da turma denominada “Filipe Scarpette” – homenagem ao aluno da turma que faleceu vítima de acidente – foi presidida pelo diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, com as presenças da diretora acadêmica, Sandra Agrizzi Milanesi, da coordenadora do curso, Daniela Haun de Araújo Serafim, a paraninfa da turma, professora Éricka Arrabal Lima¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, além do Amigo da Turma vereador Cosme Araújo Santos, do patrono Fábio Júnior e do secretário acadêmico, Paulo César Castro Xavier.

A oradora da turma, formanda Thamires Caroline da Cruz de Santana, se emocionou ao falar da experiência vivida com o colega cadeirante Luan Lopes. Por sua vez, a formanda Vitória Daniela da Silva Santos fez o requerimento de colação de grau, e Kaliane Silva Sousa Soares proferiu o juramento.

Intolerância – A professora Éricka Arrabal Lima¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, paraninfa da turma, fez uma reflexão sobre a intolerância durante o seu discurso aos novos bacharéis. Pare ela, “a intolerância cega, mata e também destrói! Ninguém é igual a ninguém! Não queremos ser iguais! Pensamos, nos comportamos, entendemos de forma diferente. Somos únicos! Que possamos lutar contra qualquer forma de manipulação de pensamento! Qual é a cor perfeita, o modelo cultural exato, a melhor sociedade, o gênero ideal, a raça perfeita? Não existe! É a mistura disso tudo que faz o mundo interessante!”.

A professora ainda declarou: “Tive meus “pré-conceitos” e me libertei deles quando pude perceber que eu mesma era cheia de defeitos! Percebi, ainda, que esses meus defeitos é que me tornavam única! E foi através da percepção das divergências que aprendi a compreender e me tornar mais tolerante. A tolerância é a qualidade dos sábios!”, concluiu.

Agradecimento – O bacharel em Direito, Luan Lopes e Lopes, deficiente visual que se movimenta com a ajuda de terceiros, foi ovacionado desde o momento que adentrou ao salão. Ao final da colação de grau, ele usou a palavra para fazer agradecimentos pela conquista da graduação, aos pais e toda família. “Mas eu não poderia deixar de citar algumas das pessoas que contribuíram para que eu chegasse até o dia de hoje: ao professor Almir Milanesi e a Sandra Milanesi, por me receberem não só na instituição, mas também por terem aberto o coração para junto comigo traçar essa estrada e chegar até o dia de hoje. A todo o corpo docente, na pessoa da professora Érica Arrabal”, disse.
Para concluir, Luan declarou: “Eu não poderia deixar de citar aqui também, alguém que é de suma importância para minha chegada aqui. Particularmente, eu gostaria de chamar, aqui, Thamires Caroline Cruz. É a esta pessoa aqui que eu, diante de vocês, dedico 50% do meu curso; sem ela isso não seria possível, uma vez que minha deficiência não é só física, mas também visual. Eis aqui os meus olhos, durante toda a trajetória desse desafio.”.

Novos Bacharéis em Direito
CAMILO VIANA ACCIOLY DÓRIA
DAYANE FUNATO ROCHA
EDUARDO SANTOS DE CINTRA MATOS
FERNANDA LIMA DE OLIVEIRA
HAILTON FRANCISCO DE SOUZA JÚNIOR
ISABEL GOMES DOS REIS NETA
JAMILLE POLICARPO MENDES
JOÃO SALOMÃO BARROS FERNANDES
JOILSON DE JESUS
JORGE MELQUÍADES COSTA DA SILVA
JOSÉ ANTONIO BOVE MARTINS
JUCIANO PEREIRA DOS SANTOS
JURANDI ALMEIDA RIOS
KALIANE SILVA SOUSA SOARES
KARINE DE SOUZA SOARES
LUAN LOPES E LOPES
MÁRCIO ALAN SOUZA SALES
MARIANA AMARAL NASCIMENTO SANTOS
MARIANA LIMA DE OLIVEIRA
MAURICIO DANEU COSTA
MICHEL CAÍQUE RUSCIOLELLI BARBOSA
MILLA FILGUEIRAS ALMEIDA DE DEUS GUIMARÃES
POLIANA CARLA FERREIRA ROCHA
RAMON DE AGUIAR CASAIS
RODOLFO RIBEIRO SILVA
ROSE MARY TENÓRIO
SÂMARA LARANJEIRA VIEIRA
SAMYLLA DE SOUZA MENEZES
THAMIRES CAROLINE DA CRUZ DE SANTANA
THIAGO SILVA REIS GOMES
UBIRACI SAMPAIO PURIFICAÇÃO
VERÔNICA DA SILVA SANTOS NASCIMENTO
VITÓRIA DANIELA DA SILVA SANTOS