A posse da nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2023/2024 está marcada para o próximo dia 13 de março, às 14h, na sede da entidade. O prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (Quinho), encabeça a chapa “UPB Unida, Bahia Mais Forte”, única inscrita no processo eleitoral da UPB. O gestor tomará posse como presidente sucedendo o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Sete prefeitos de diversas regiões do estado compõem a Diretoria Executiva. Já o Conselho Fiscal é composto por 10 gestores municipais. Além do presidente Quinho, os integrantes da chapa são: o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, vice-presidente institucional; prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, vice-presidente administrativo; o prefeito de Itapicuru, José Moreira Neto, 1º secretário; o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa, 2º secretário; o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requião, 1º tesoureiro; e a prefeita de Taperoá, Christianne Mary Pereira Guimarães, 2ª tesoureira.

Sobre o novo presidente

José Henrique Silva Tigre, conhecido por “Quinho”, nasceu em 23 de fevereiro de 1981, em Belo Campo, Bahia. Cursou administração formando-se em 2005. Em seguida, fez curso de pós-graduação em administração pública e gestão de saúde. Em 2001 foi nomeado secretário de saúde do município, em 2008 se tornou vice-prefeito aos 27 anos de idade. Em 2016, foi eleito como segundo prefeito mais jovem da história política de Belo Campo, sendo reeleito em 2020. No ano seguinte assumiu o cargo de vice-presidente da UPB. E agora será o novo presidente da UPB para o biênio 2023/2024.