O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os ataques racistas contra o jogador brasileiro Vini Jr. e se solidarizou com o atleta. O posicionamento foi feito em entrevista coletiva, concedida nesta quarta-feira (24).

Vini Jr. atua como atacante do Real Madrid. No último domingo (21), quando defendia o clube espanhol em campo, durante uma partida contra o Valencia, torcedores do time adversário começaram a gritar ofensas de cunho racista para o brasileiro. A situação se tornou ainda mais complicada, porque após o atleta se revoltar com os xingamentos, ele também foi expulso pelo árbitro da partida.

Diante da repercussão do caso, Türk disse que é preciso fazer um “apelo aos organizadores de eventos desportivos para que tenham estratégias de prevenção e combate ao racismo”. “Muito mais precisa ser feito para erradicar a discriminação racial, é preciso começar ouvindo as pessoas de ascendência africana, envolvendo-as significativamente e tomando medidas genuínas para agir de acordo com suas preocupações”, concluiu.