Era muito cedo quando a Dona Tânia Evangelista dos Santos residente no Moradas do Porto, chegava ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, no centro, para atualizar o cadastro de sua filha Ana Clara Santos, de cinco anos, que tem microcefalia. “Todos os anos venho fazer a atualização do passe livre, o atendimento está tranquilo, estou agora aguardando para o perito avaliar a minha filha”, disse.

Dona Tânia, e cerca de 200 pessoas acessaram os serviços iniciados na manhã desta quarta-feira (21), com o Mutirão do Passe Livre Municipal. A ação segue até quinta-feira (22), com atendimento das 8 às 12h. Para atualizar o cadastro, basta levar RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico atualizado com o CID. Quem teve o seu cartão bloqueado nos anos de 2017 e 2018 deve comparecer também.

Nega Santos, presidente do Grupo de Apoio à Pessoa com Deficiência de Ilhéus (GAPDEFI), também foi fazer a sua avaliação e acompanhar alguns associados. Para ela, a medida evita fraudes e dar mais transparência no processo.  “Sou a favor da atualização anual, pois, muitas pessoas usam o passe livre indevidamente. É uma forma de dar direito para quem realmente tem direito”, disse.

O secretário Rubenilton Silva ressaltou que a secretaria está atenta às necessidades dos assistidos, e por isso, organizam o mutirão visando atender a população da melhor forma possível. “Todos os usuários que procurarem os serviços nesse período deverão ser direcionados para o mutirão, munidos dos documentos e encaminhados à equipe de avaliação da condição de deficiência”.

Em razão do Mutirão em Ilhéus, as avaliações periódicas, exclusivamente no mês de agosto, estão suspensas, retornando o seu atendimento regular semanal no próximo dia 2 de setembro, nos CRAS de referência. O passe livre municipal é exclusivo para todo e qualquer tipo de pessoa que porte alguma deficiência.

O objetivo da ação é garantir os direitos daqueles que, de fato, necessitam da gratuidade para locomoção e cadastrar novas pessoas que precisam do benefício. Para ter direito ao benefício, todos os usuários precisam apresentar seus documentos originais e o laudo médico atualizado, com CID, necessários para comprovar sua condição.