A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia OPO/Sul, Silvana Batista, e os coordenadores da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Patrícia Betiar, e do Hospital Costa do Cacau, Wagner Santana, participaram de capacitação em Salvador para o Setembro Verde. O mês será dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.

O III Encontro de OPO e CIHDOTT da Bahia com o tema “Tempo de Recomeçar” teve como objetivo fazer um balanço e atualização das doações de órgãos no cenário pós pandêmico em todo o Estado. Durante todo o dia foram realizadas palestras de orientação aos coordenadores acerca do Programa de Transplantes na Bahia, acolhimento familiar, doações de córneas, campanha Setembro Verde, dentre outros temas.

A coordenadora da OPO/Sul, Silvana Batista, destaca a relevância dos coordenadores de Itabuna e região em participarem do evento, enquanto cidade que acolhe mais de 120 municípios por meio da pactuação do  Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

“É importante que as ações em todo o Estado estejam alinhadas para que possamos realizar a campanha de Setembro Verde com mais conscientização e acolhimento às famílias. Inclusive, para que o cenário de doações de órgãos e tecidos seja mais positivo, principalmente em um momento pós pandemia em que a lista de espera na Bahia aumentou.” destacou a enfermeira.