Um princípio de incêndio, 14 pessoas iniciando processo de afogamento e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar atuando no resgate e atendimento pré-hospitalar (APH). Esse foi o cenário visto por quem passou pela Barra, na capital baiana, na manhã desta terça-feira (30). O simulado fez parte do treinamento da tropa de bombeiros para a atuação no Carnaval 2024.

A ação contou com três embarcações e uma moto aquática, além de unidades de resgate do 12° BBM/Salvar. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o simulado é a conclusão da capacitação e qualificação do efetivo para a festa. “Fazemos simulados de ocorrências reais para verificar a qualidade do trabalho. Ficou verificado que esta tropa está preparada para atender qualquer demanda em Salvador e a sociedade baiana”, garantiu.

Durante o treinamento realizado na Barra, foi feita a simulação de um princípio de incêndio em embarcação, onde gerou pânico e as pessoas se jogaram no mar. “É uma ação que faz parte da nossa rotina. A meta é levar um atendimento melhor a cada dia para os cidadãos, principalmente no período de Carnaval, que muda a rotina de toda a cidade”, explicou o coronel BM Aloísio Mascarenhas.

Para o major BM Francisco Duarte, o simulado tem um impacto extremamente positivo na corporação. “Tivemos um efetivo de 76 pessoas no simulado. Iniciamos com o treinamento em mesa, onde estudamos as vias de evacuação. Depois fazemos isso dentro do circuito e culminamos no simulado”, destacou o oficial.

O soldado BM Alan Serra também falou sobre a importância da ação para a atuação de toda a tropa no Carnaval. “Conseguimos ver a dinâmica do Carnaval, um momento com muitos turistas e possíveis vítimas. Eu, como vítima, durante o simulado, pude entender o sentimento dela e, junto com isso, agregar o meu conhecimento técnico para um melhor atendimento”, concluiu.

A Transalvador também participou do simulado, com o ordenamento do trânsito durante a ação.