“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus.
O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia. Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática. “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é ótima”, afirmou dona Maria das Graças, assistida pelo programa.
Em suas atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Através da criação de vínculos entre esses grupos, os orientadores e facilitadores sociais promovem ações que elevem a autoestima dessa população e potencializam suas habilidades e dons.
A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, afirmou que ela e sua equipe continuarão trabalhando para melhorar a qualidade de vida da comunidade ilheense. Ela ressaltou ainda, que, “é uma vitória não só para a população, mas pra todos, colocar os serviços em funcionamento, garantido o bem estar da sociedade”.
A mudança – “Já tinha desistido. Estava na antiga sede desde 2012, o local era sem condições de atendimento, de trabalhar, com infiltrações, odor desagradável, até ratos e baratas apareciam. Tínhamos vergonha de atender a comunidade e nossos parceiros”, lembra a coordenadora Paula Alfaya.
O Cras Savóia atende 26 bairros e 25 distritos e vilas, de acordo com a coordenadora do programa. Os atendimentos são individualizados e com as famílias das comunidades, através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A equipe é formada por coordenação, assistente social, psicóloga, setor administrativo e recepcionista. Já está funcionando também o serviço do Cadastro Único (CadÚnico), onde através dele, cadastra o cidadão no programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Cartão do Idoso, descentralizando os serviços, que só eram realizados na sede da secretaria de Desenvolvimento Social.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração os secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira; de Saúde, Elizângela de Oliveira; Serviços Urbanos, Jorge Cunha; e Infraestrutura, Transporte e Trânsito Hermano Fahning. O presidente da Câmara de Ilhéus, Lukas Paiva; o vice-presidente; Gil Gomes e os vereadores Pastor Matos, Ivo Evangelista e Makrisi Angeli. Representantes das associações de moradores da Avenida José Luiz da Fonseca e Adjacências (AMA), Luciana Paulete; Associação de Esporte da Barra (ADB), Pedro Coelho e do Grupo de Idosos do CSU, Dolores Araújo também participaram do ato.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.