A deputada estadual mais jovem do Brasil, Chiara Biondini (PP), tomou posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira, um dia após completar 21 anos — idade mínima para atuar como parlamentar. O mandato foi ameaçado pelo suplente dela, Heleno do Hospital (PP), que entrou com ação na Justiça para que Chiara não assumisse o cargo. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, no entanto, que a deputada tomaria posse assim que completasse a idade mínima.

Após a posse, Chiara — que obteve 34 mil votos — reiterou seu compromisso com os valores cristãos e conservadores.

— Defenderei as bandeiras e os valores cristãos. Sou católica. Defenderei os doentes raros, a juventude, colocando dentro das escolas a educação financeira, e também defenderei as mulheres — disse, completando: — É uma responsabilidade muito grande ser a caçula do Brasil.

Ela relembrou também a influência de seu pai, o deputado federal Eros Biondini (PL), em sua eleição, mas assegurou que deseja trilhar um caminho próprio na política. Eros Biondini é também cantor gospel influente ligado à Igreja Católica.

— Eu ouvi algumas vezes pessoas dizerem que eu só ganhei porque era sua filha. Isso só mostra o quanto os mineiros confiam e reconhecem seu trabalho e confiaram votos em mim com o objetivo de ter mais políticos como você. Mesmo tendo a consciência de que grande parte da minha votação veio da grande reverência do meu sobrenome, preciso dizer que rodar mais de 300 municípios, de Norte a Sul, foi um complemento para que o projeto tivesse êxito — discursou a deputada estadual.