A Câmara dos Deputados divulgou na última quinta-feira (01) os nomes dos cinco agraciados com o Prêmio Paulo Gustavo. O objetivo da premiação, que está em sua primeira edição, é condecorar anualmente até cinco artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas por suas contribuições à cultura brasileira por intermédio do humor e da comédia, incluídas as artes circenses e as formas de comicidade popular.

A indicação é feita por deputados, e os escolhidos recebem um diploma de menção honrosa.  A solenidade de entrega está marcada para 21 de junho, às 10h, no Salão Nobre da Câmara.

Confira os escolhidos:
– Tom Cavalcante
– Matheus da Costa Carvalho
– Samantha Schmutz
– Maria Bopp
– Teuda Magalhães Fernandes – Teuda Bara

Paulo Gustavo
Paulo Gustavo foi um humorista, ator e roteirista brasileiro que ficou conhecido por suas performances cômicas no teatro, na televisão e no cinema. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, em 1978, Paulo começou sua carreira artística em 2005, quando estreou seu primeiro espetáculo solo, “Minha Mãe é uma Peça”. A peça se tornou um sucesso imediato, e Paulo Gustavo passou a ser reconhecido como um dos principais nomes do humor brasileiro.

Sua morte prematura, em 4 de maio de 2021, aos 42 anos, deixou uma lacuna na cultura e no humor brasileiro. Uma de suas contribuições para a cultura, foi popularizar o humor que aborda a vida cotidiana e as relações familiares, trazendo para o palco e para a tela a realidade da classe média brasileira. Paulo Gustavo também foi um ativista pelos direitos LGBTQIA+, usando sua visibilidade para lutar contra a homofobia e para promover a aceitação e a igualdade.