No Rio de Contas, na cidade de Ubatã, o Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem começa a edição de 2023 com a primeira etapa no domingo, 23, a partir das 9h. O final de semana do feriadão de Tiradentes ainda tem mais eventos esportivos, como o Tour do Judô no sábado (22), em Santo Antônio de Jesus, e a Meia Maratona do Descobrimento, também no domingo, em Porto Seguro.

Os eventos no interior da Bahia contam com o apoio do Governo do Estado, sendo os eventos de canoagem e de judô por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No entanto, a Meia Maratona no sul do estado faz parte do programa de incentivo ao esporte amador e paralímpico FazAtleta, da Setre.

O circuito estadual de canoagem, que contará com 11 etapas no ano, também passará pelas cidades de: Santo Estevão, São Félix, Ubaitaba, Ibotirama, Maraú, Camamu, Itaetê, Itacaré, Salvador e Itajuípe. Com a participação de 130 atletas, que já foram campeões nacionais e estaduais, além de medalhistas em mundiais, de sete entidades e clubes da Bahia, o campeonato reúne os representantes da equipe baiana destaque na última Copa Brasil de Canoagem, disputada agora em abril, no Capitólio, em Minas Gerais.

Para Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), esse ano terá mais emoções com a melhora do nível dos atletas, inclusive, com a participação de duas atletas convocadas para a Seleção Brasileira da modalidade, Lorrane Souza e Adriely Santos. “A expectativa é de vermos a evolução dos atletas em cada etapa, além da movimentação das torcidas entre as cidades dentro da Bahia”, comenta.

Judô

Neste sábado, 22, a etapa de Santo Antônio Jesus do Circuito Baiano de Judô acontece no Ginásio Municipal da cidade, promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju). A competição contará com a participação de 422 atletas das classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos. A atividade compõe o calendário estadual da federação e faz parte do Tour do Judô, que já passou por Lauro de Freitas e segue para Cruz das Almas, Ilhéus, Juazeiro, Simões Filho, Ribeira do Pombal e Jequié.

O objetivo é fomentar a prática da modalidade nos quatro cantos do estado. Para isso, como novidade, nesta edição, acontece também o Festival Infantil que contempla as crianças a partir de 5 anos. Na sexta-feira, 21, às 17h, a Febaju também promove uma clínica de arbitragem e a reunião técnica para árbitros e técnicos credenciados para a competição.

Meia Maratona

Cerca de 2.600 corredores disputam as provas de 3 km, 5 km, 10 km, 21 km, além da corrida kids, nas categorias: masculino, feminino, indígena, cadeirantes e PNE da Meia Maratona do Descobrimento. A largada será no domingo (23), às 6h, em Porto Seguro.

Visando incentivar o atletismo no interior da Bahia, potencializar o turismo esportivo, fortalecer a economia na região e incentivar a inclusão social esportiva, a prova foi criada para agregar um evento esportivo junto às comemorações dos festejos da semana da chegada dos portugueses no Brasil. Ao todo, 162 atletas subirão ao pódio e serão premiados com troféus e brindes.

Fonte: Ascom/Sudesb