As eleições para conselheiros tutelares de Ilhéus será dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h, em diversas escolas do município. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da última quarta-feira (16), através da Resolução nº 019/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A votação vai acontecer nas seguintes unidades de ensino:

– Escola Heitor Dias;

– Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne;

– Escola Perpétua Marques;

– Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, antigo CEAMEV

Clique aqui e confira a relação completa.

O voto é facultativo e poderá ser realizado por todos cidadãos maiores de dezesseis anos, inscritos como eleitores no município ou que solicitaram a transferência do título até 3 de julho de 2023. Para votar, o cidadão deverá apresentar-se nos locais mencionados, munido de Título de Eleitor ou comprovante de votação das eleições passadas e documento oficial com foto. Não será permitido voto por procuração.

Por que votar?

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. E as eleições do Conselho Tutelar são um momento de extrema importância para a sociedade, já que o Conselho tem a missão de garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. É um órgão fundamental para assegurar que os jovens tenham uma infância saudável, livre de violência e abuso, além de receberem o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno.

Escolher os conselheiros tutelares é um dever cívico e a chance de ajudar no processo de fortalecimento da democracia local. Participar deste processo vai permitir que sejam escolhidos representantes capacitados e responsáveis, a fim de compartilhar a responsabilidade na defesa do direito das crianças e dos adolescentes, além de garantir transparência e fiscalização e promover uma verdadeira mudança social, com impacto positivo.

As eleições do Conselho Tutelar são uma oportunidade ímpar para a sociedade demonstrar seu compromisso com o bem-estar e a proteção das crianças e dos adolescentes. Ao votar conscientemente e eleger representantes competentes e engajados, contribuímos para uma infância e adolescência mais seguras, saudáveis e cheias de oportunidades.