Em visita oficial a Angola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o Brasil vai voltar a investir na África. Lula viajou para a África no início da semana. É a primeira visita oficial dele ao continente neste terceiro mandato.

Na terça-feira e na quarta, o presidente participou de reunião de cúpula dos Brics, grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nesta edição da cúpula, o Brics aprovou a entrada de 6 novos membros.

Lula, desde que assumiu a Presidência, vem ressaltando que vai buscar mais proximidade com a África e com os países em desenvolvimento em geral. O presidente voltou a tocar nesse ponto ontem.

“Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos. Vamos voltar a fazer investimento para Angola, que é um bom pagador das coisas que o Brasil investiu aqui. Angola sempre foi um país que nos deu a certeza de que cada dólar investido aqui seria ressarcido. E assim o fez”, afirmou o presidente.

Lula destacou no discurso que há possibilidade de investimentos em diferentes áreas para os dois países e que podem ter resultados na comparação com negócios com países ricos.

“Muitas vezes, por ignorância, pessoas brasileiras acham que fazer negócio com países ricos é muito melhor, e não se dão conta que os países ricos muitas vezes não querem fazer negócio conosco. Eles querem exportar pra nós produtos de alto valor agregado e querem comprar de nós apenas commodities, soja, minério de ferro, milho e carne”, disse.

Lula voltou a afirmar que o Brasil não deveria ter se afastado da África. O ex-presidente Jair Bolsonaro não visitou a África durante os quatro anos de mandato. Antes, Michel Temer esteve na região em 2018.

De volta ao Planalto, Lula está na sua segunda viagem à África. O presidente fez uma visita rápida a Cabo Verde e, nesta semana, esteve na África do Sul (Brics) antes de seguir para Angola. Neste fim de semana, o petista ainda irá a São Tomé e Príncipe (reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Fonte: g1