O MDB da Bahia promoveu nesta quarta-feira (27) um evento na sede do partido para filiar lideranças do interior que irão disputar as eleições de 2024 para prefeito e vereador. Entretanto, o ato se transformou em manifestação de apoio à candidatura do vice-governador e emedebista Geraldo Júnior, que esteve presente, ao Palácio Thomé de Souza.

Nos discursos, os dois principais caciques do MDB baiano, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o presidente de honra da sigla, Lúcio Vieira Lima, exaltaram o nome de Geraldo, destacaram o papel da legenda na vitória do governador Jerônimo Rodrigues em 2022 e provocaram o grupo adversário, liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) e pelo sucessor Bruno Reis (União), postulante à reeleição.

“Teremos candidato à Prefeitura de Salvador”, declarou Geddel. “O governador tem o compromisso claro com o MDB. No momento de maior dificuldade, fomos nós que alavancamos a candidatura dele. A participação do MDB foi fundamental tanto para a vitória de Jerônimo quanto do presidente Lula, e tenho certeza que o governador não deixará de estar ao nosso lado na luta. E eu sei cobrar compromissos porque sempre honrei aqueles que fiz”, emendou o ex-ministro no discurso.

Lúcio, por sua vez, disse que Bruno Reis não é imbatível e utilizou uma metáfora para criticar o adversário. “Em 2022, a gente tinha o fusca, que era Jerônimo, e a ferrari, o adversário que largou na frente nas pesquisas, mas que foi derrotado. Em 2024 vamos continuar com o fusca e o grupo do ex-prefeito vai perder agora é para o 15”.

Geraldo Júnior afirmou ter confiança de que pode ser o escolhido por Jerônimo e pelo conselho político do governador como o candidato da base aliada na capital. “Desde o início defendemos a unidade do nosso grupo, e é o que vai acontecer. Acredito que até o dia 15 de outubro esteja definido quem será o nome da nossa base para disputar a eleição em Salvador. Estamos confiantes, afinal este é um sonho que nunca escondi”.

O ato de filiação do MDB contou com as presenças de lideranças e pré-candidatos de municípios como Riachão do Jacuípe, Carinhanha, Palma de Monte Alto, Macaúbas, São Domingos, Santa Bárbara, São Sebastião do Passé, Mata de São João e Macaúbas. O presidente do partido no Estado, Alex Futuca, disse que a legenda já tem mapeadas 180 pré-candidaturas a prefeito.

Também estiveram presentes no evento de hoje outras lideranças emedebistas do Estado, a exemplo dos deputados estaduais Rogério Andrade e Matheus Ferreira; dos secretários estaduais Larissa Moraes (Infraestrutura Hídrica) e José Antônio Maia (Administração Penitenciária); e do presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa), Uldurico Pinto.